Conecte-se conosco

Agronegócio

Linda e de fácil cultivo: conheça a dália e saiba como plantá-la em vasos

A planta é ideal para compor vasos, canteiros, belos maciços e bordaduras no jardim, conferindo-lhes certa sofisticação.

Publicado

em

Dahlia pinnata, popularmente conhecida como dália, é uma herbácea de porte médio, perene e florífera, que sofreu grande melhoramento e muitos cruzamentos, possibilitando a disponibilização de um grande número de variedades, com portes diferentes, e principalmente com flores de diversas cores e formas. 

A planta, muito bela e delicada, é ideal para compor vasos, canteiros, belos maciços e bordaduras no jardim, conferindo-lhes certa sofisticação. A floração ocorre no verão e é simplesmente magnifica! Sendo assim, vale a pena investir no cultivo da espécie, que pode se dar por meio de bulbos ou sementes, observados os cuidados básicos do cultivo tradicional. Desse modo, acompanhe as preferencias da dália e como não errar na hora do plantio. 

Como preparar o solo

O solo ideal para o plantio das dálias é bem drenado, rico em matéria orgânica e capaz de reter umidade. Se o plantio for feito em canteiros ou em vasos, acrescente um pouco de areia ao mix de terra vegetal e terra comum para manter a boa drenagem. 

Como planta os bulbos

O plantio de dálias por bulbos é o mais indicado para quem busca uma cor específica. Todas as dálias, exceto as anãs, necessitam de suporte. Desse modo, abra um buraco e coloque o bulbo cuidadosamente a 5 cm de profundidade, deixando para cima a parte que irá dar origem ao caule. Depois de plantar os bulbos, coloque os suportes rentes para que a planta tenha apoio. Faça regas duas vezes por semana de modo a manter o solo levemente úmido e evite encharcar a terra.

Como planta as sementes

As sementes de dálias podem ser semeadas durante todo o ano em quase todas as regiões. Assim, coloque de 4 a 5 sementes de dálias em sementeiras e cubra com substrato. Faça irrigações com borrifador no início da manhã ou no final do dia.

Luminosidade

A luz abundante é fundamental, portanto, depois que a planta estiver bem firme posicione o vaso em um local que receba, no mínimo, algumas horas de sol pleno, principalmente em regiões de clima frio. Já nas regiões de clima quente, coloque-as à meia-sombra. 

Regas

As regas devem ser feitas quando o substrato estiver seco. 

Floração

A floração da dália acontece várias vezes ao ano e dura de 40 a 50 dias. O período varia de acordo com o clima da região e a depender das condições de cultivo.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS