Conecte-se conosco

Curiosidades

Linguagem neutra: uso de palavras sem gênero, como “amigues”, é proibido em alguns locais do Brasil

Utilizada na internet, a linguagem que tem como intenção neutralizar as flexões de gênero é proibida em diversas partes do país. Entenda.

Publicado

em

A linguagem neutra começou a se popularizar na internet como uma forma de comunicação mais inclusiva, que não limitaria as pessoas pelos seus gêneros, etnia, orientação sexual ou por qualquer outro motivo.

Essa linguagem, nada mais é do que um português adaptado para neutralizar as flexões de gênero. Por exemplo, ao invés de dizer “amigo” ou “amiga”, se diz “amigue”.

Essa linguagem também pode ser conhecida como inclusiva ou não discriminatória, pois, dizem os adeptos, que utilizando-a é possível reconhecer a individualidade de cada pessoa.

Proibição

O que acontece é a proibição do uso dos setores públicos. Atualmente, três estados e duas capitais brasileiras proibiram o uso dessa linguagem.

Para além desses, existem mais oito estados e seis capitais que, por meio de Projetos de Lei, procuram proibir também o uso da linguagem na esfera pública.

Dessa forma, em textos e discursos que venham a ser relacionados ao setor público não podem ser utilizados termos como “amigues” e “todes”, entre outros termos relacionados.

Os termos utilizados na linguagem neutra são uma forma de promover igualdade e representação, encontrada pela comunidade LGBTQIAP+ .

Os Projetos de Lei que existem sobre o tema precisam ser aprovados pela Suprema Corte para que, de fato, sejam válidos.

Já as legislações que foram aprovadas sobre a decisão foram tomadas durante o antigo governo, onde uma onda de conservadorismo tinha enorme força.

Os estados que proíbem o uso desses termos e da linguagem neutra de forma geral são, atualmente, Paraná, Santa Catarina e Rondônia.

Já as cidades que, por lei municipal, proíbem o uso dos termos no que se refere à esfera pública são Porto Alegre e Manaus.

Todos os outros 21 estados e também o Distrito Federal ainda não possuem nenhum tipo de proibição do uso da linguagem neutra.

No entanto, as capitais que têm Projetos de Lei em análise são São Paulo, Vitória, João Pessoa, Maceió, Boa Vista e Curitiba.

Enquanto isso, os estados que têm Projetos de Lei em andamento são: São Paulo, Maranhão, Ceará, Alagoas, Distrito Federal, Paraíba, Espírito Santo e Mato Grosso.

Em outras esferas, a linguagem neutra vem ganhando visibilidade, seja na internet, nas mídias, na comunicação corporativa e na educação.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS