Conecte-se conosco

Tecnologia

Lista dos excluídos: quais iPhones deixarão de ser atualizados em 2024?

Todos os anos, modelos da Apple são deixados de fora de algumas novidades da marca. No próximo ano, com a chegada do iOS 18, não será diferente.

Publicado

em

A cada ano, os usuários de iPhone precisam lidar com uma questão desconfortável, ocasionada pela atualização anual dos aparelhos da Apple. Estamos falando do fato de que determinados modelos ficam de fora da lista dos que vão receber as novidades operacionais da marca.

Em 2024, a Apple deve lançar o iPhone 16 e estrear a nova versão do seu sistema operacional, o iOS 18. O que já se pode afirmar com certeza é que ele será disponibilizado para alguns aparelhos da marca e para outros não. Nesse caso, os modelos mais antigos saem em desvantagem.

Na atualização do iOS 17, que chegou aos celulares da Apple este ano, a marca informou que os aparelhos com processador A11 Bionic não seriam atualizados. Ficaram de fora da lista os iPhones X, 8 e 8 Plus. O que, então, podemos esperar de 2024?

Lista dos excluídos

Para o lançamento do iOS 18, ainda não há uma informação oficial sobre a data exata, mas especialistas do mercado já estipulam quais modelos devem ser excluídos da lista de novidades.

Certamente, isso deve ocorrer com aqueles que possuem o processador A12 Bionic, e essa informação já é suficiente para definir a possível lista dos novos desprestigiados. São eles:

  • iPhone XR
  • iPhone XS
  • iPhone XS Max

Vale lembrar que os modelos anteriores a esses já não recebem as atualizações da Apple, tampouco o suporte da marca. Entre eles, estão:

  • iPhone X
  • iPhone 8
  • iPhone 8 Plus
  • iPhone 7
  • iPhone 7 Plus
  • iPhone 6s
  • iPhone 6s Plus
  • iPhone SE (1ª geração)

Os novos modelos incluídos na lista (XR, XS e XS Max) foram lançados em 2018 e estrearam com o iOS 12. Estamos falando, portanto, de seis anos de diferença.

Esse tipo de corte é comum na Apple, à medida que o tempo vai passando. A nova regra, em 2025, deve incluir, por exemplo, os modelos que possuem processador A13 Bionic, ou seja, iPhone 11 e o iPhone SE de 2020.

Trocar ou não trocar o iPhone?

Se o seu aparelho for incluído em alguma lista de exclusão, é natural que você faça a pergunta se deve ou não trocá-lo. Essa é uma preocupação comum entre os usuários de dispositivos da Apple.

Em resumo e o que deve ficar claro é que, quando um celular deixa de ser atualizado, ele apenas não receberá novas funções, otimizações de segurança e outras novidades, mas continuará funcionando normalmente.

Isso significa que não precisa trocá-lo ou já correr para comprar um aparelho mais novo. É possível esperar um pouco mais, avaliar melhor e decidir o momento certo da troca.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS