Conecte-se conosco

Agronegócio

Listagem da Fiagro na B3 (B3SA3) diversifica produtos de agronegócio

Novos fundos terão de ser criados sob a forma de condomínio fechado

Publicado

em

Foto divulgação

Desde a última segunda-feira (2), a B3 (B3SA3) passou a aceitar pedidos de listagem dos Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagro), que incluem as categorias: Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (Fiagro-FIDC), Fundo de Investimento Imobiliário (Fiagro-FII) e Fundo de Investimento em Participações (Fiagro-FIP), todas alinhadas à regulamentação promovida pela CVM.

De acordo com a B3, a iniciativa visa oferecer uma gama mais diversificada de produtos voltados ao agronegócio, assim como facilita sua exposição à agroindústria.

Condomínio fechado – Para que sua negociação na B3 fosse aceita, os fundos de investimento devem ser constituídos sob a forma de condomínio fechado. As respectivas cotas, por sua vez, serão negociadas no PUMA Trading System, com operações liquidadas em D+2, cabendo à B3 atuar como contraparte central.

De posse de uma gestão profissionalizada para esses fundos – como a utilizada pelo mercado imobiliário – o investidor agora pode contar com isenção de Imposto de Renda para Pessoa Física, um estímulo adicional para atrair novos investimentos para o agronegócio.

Potencial relevante – A relevância da iniciativa é destacada pela superintendente de Relacionamento com Clientes Brasil da B3, Fabiana Perobelli. “O potencial de mercado dos fundos de investimentos que investem em ativos ligados ao agronegócio é bastante relevante: não apenas pelo dinamismo do setor, como também pela possibilidade de maior diversificação para os investidores finais em um contexto de crescente relevância do agronegócio no País”, explica.

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS