Agronegócio
Maçã Fuji de São Joaquim (SC) ganha selo de origem
Região é responsável por 66% do total de produção nacional da fruta
Os mais de 1.800 produtores da Associação de Produtores de Maçã e Pera de Santa Catarina (Amap) já podem comemorar! A maçã Fuji da Região de São Joaquim finalmente ganhou o selo de Indicação Geográfica (IG), na espécie Denominação de Origem (DO), pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).
A denominação reconhece a qualidade da fruta produzida na região. Para a Amap, a conquista irá agregar valor ao produto e ao turismo local.
“Essa é a sexta Indicação Geográfica (IG) de Santa Catarina, e resultados como esses ajudam na valorização de territórios e produtos únicos e tradicionais, mobilizando não só a cadeia produtiva em si, mas podendo gerar desenvolvimento e integração a outros elos”, afirma o gerente de desenvolvimento regional do Sebrae/SC, Paulo Cesar Sabbatini Rocha.
Produção
Atualmente, a Região de São Joaquim, que conta com São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema, Urubici e Painel, possui um total de 6.719 hectares em 2.104 unidades produtoras, a maioria delas (90%), pequenas propriedades. A região produz cerca de 176.854 toneladas da fruta.
Para o presidente da Amap, Dione Nunes Pereira, o selo vai beneficiar o setor. “Quem consome terá uma garantia da qualidade e quem produz terá o benefício de um mercado valorizado”, afirma.
História
A maçã Fuji foi introduzida na região de São Joaquim na década de 1970. A fruta foi trazida do Japão e cultivada nas colônias japonesas implantadas na região naquela época.
Segundo especialistas, a qualidade da maçã se deve ao alto grau de adaptabilidade às condições da região, que possui pomares com altitude acima de 1.110m. Atualmente, a região é responsável por 66% do total de produção nacional desse cultivar.

-
Economia3 horas atrás
Nunca herdou herança e é a mulher mais rica do mundo: sabe quem é?
-
Carreira23 horas atrás
7 faculdades são o ‘passaporte de ouro’ para quem deseja trabalhar em bancos
-
Tecnologia12 horas atrás
Recebeu mensagem da Justiça no WhatsApp? Pode não ser golpe; veja por quê
-
Finanças1 dia atrás
Caixa tem a solução financeira para brasileiros com nome negativado
-
Finanças14 horas atrás
Parece perfeito, mas não é: o truque escondido nos apartamentos decorados
-
Tecnologia1 dia atrás
É propaganda enganosa? Imagens criadas por IA em anúncios do iFood geram debate
-
Tecnologia2 dias atrás
Veja o passo a passo para usar um celular velho como câmera de segurança
-
Finanças1 dia atrás
Vale a pena oferecer o carro como garantia em empréstimos?