Saúde
Maca peruana: o superalimento que você precisa conhecer! Saiba como usar
Este insumo oferece diversos benefícios para quem o ingere com regularidade.
A maca peruana é um alimento de cunho suplementar bastante conhecido em diversos lugares do mundo, mas em especial na América Latina. Ele conta com efeitos afrodisíacos que atuam sobre a libido, além de ser bastante utilizado por atletas para maximizar o desempenho físico.
Além disso, a planta é repleta de nutrientes benéficos para o organismo humano, sendo cultivada na região da Cordilheira dos Andes há mais de 3 mil anos pelos povos nativos. Sendo da mesma família do nabo, mostarda e couve, ela é consumida especialmente em forma de pó gelatinizado ou por meio de pequenas cápsulas.
Segundo os especialistas, o vegetal é rico em vitaminas B3, C e B2, fibras, potássio, fósforo, cálcio, ferro, zinco, magnésio, fitoesteróis e ácidos graxos essenciais. Com tamanha variedade de nutrientes, não é de se estranhar que o produto seja utilizado por tantas pessoas.
Quais são os benefícios da maca peruana?
Como foi dito antes, a maca peruana é capaz de conferir diversos benefícios para o corpo e um dos mais visados é o aumento de energia. As vitaminas do complexo B somadas aos carboidratos presentes na raiz fazem com que o corpo receba uma maior carga energética para realizar as atividades cotidianas.
Além disso, o alimento fornece também um aumento da resistência muscular, uma vez que auxilia na adaptação do organismo a ambientes hostis, inibindo a enzima lactato desidrogenase, responsável pela sensação de queimação durante a prática de exercícios físicos.
Seguidamente, pessoas que consomem a maca peruana com regularidade também afirmam que ela é capaz de aumentar a massa muscular, pois estimula a produção de alguns hormônios relacionados à força e à construção de músculos.
Outro efeito bastante interessante é a melhora no humor, uma vez que os flavonóides que o vegetal possui trazem mais ânimo e disposição. O emagrecimento também é um dos efeitos buscados pelos consumidores e graças à sua abundância de fibras e carboidratos complexos, a maca peruana confere uma maior sensação de saciedade.
Por fim, os nutricionistas recomendam uma ingestão de 400 mg a 1 g diariamente para obter todos os benefícios citados. O pó pode ser utilizado no preparo de vários alimentos como bolos, pães e até mesmo sopas, mas recomenda-se que aqueles que possuem alguns tipos de câncer e problemas gastrointestinais evitem o consumo.

-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quer morar nos EUA? Estas 6 profissões facilitam seu acesso ao Green Card
-
Criptomoedas10 horas atrás
Sozinho, homem minera um bloco de Bitcoin e fatura R$ 1,8 milhão
-
Finanças1 dia atrás
Por que meu score de crédito não para de cair? Veja os principais erros
-
Finanças20 horas atrás
Saque Digital: sistema permite fazer saques sem cartão ou conta bancária
-
Finanças24 horas atrás
5 estratégias financeiras silenciosas que estão levando a classe média à riqueza
-
Investimentos1 dia atrás
Qual corretora é a melhor: XP Investimentos ou BTG Pactual?
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta: redes de Wi-Fi públicas são um risco para a segurança de viajantes
-
Finanças1 dia atrás
Herança digital: como criptomoedas e redes sociais passam aos herdeiros?