Economia
Mapa acredita que China deve retomar importações de carne bovina no próximo mês
Autoridades chinesas liberaram a entrada do produto brasileiro que tinha recebido o aval sanitário chinês antes de 4 de setembro
A decisão da China de liberar a entrada no país de carne bovina brasileira que tenha recebido o aval sanitário chinês antes de 4 de setembro foi comemorada pelas autoridades brasileiras. Para a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, esse é o “primeiro passo” para a retomada integral das exportações do produto.
“O próximo é liberarmos a suspensão da carne brasileira daqui para frente. Então, estamos em andamento neste processo e eu espero que isto aconteça ainda no próximo mês”, declarou ela.
Antes disso, a China já havia anunciado que vai aceitar os pedidos de importação que tenham obtido os necessários certificados sanitários antes do dia 4 de setembro. Assim, parte da carga retida em portos chineses devido à suspeita, já descartada, de contaminação do produto, será liberada para a entrada no país asiático.
“Isto já alivia um pouco os exportadores brasileiros, pois havia muitos contêineres que já estavam embarcados, em alto-mar, ou já em alguns portos da própria China, quando houve a interrupção. Não temos um prejuízo calculado, mas a arroba caiu e muitas indústrias tiveram que dar férias para seus funcionários. Já era necessária uma reação”, disse.
O Brasil suspendeu suas exportações de carne bovina para a China em 4 de setembro, após detectar dois casos atípicos de doença da vaca louca. De acordo com a Organização Internacional de Saúde Animal (OIE), eles não oferecem riscos à saúde humana e animal.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp