Conecte-se conosco

Economia

Mapa acredita que China deve retomar importações de carne bovina no próximo mês

Autoridades chinesas liberaram a entrada do produto brasileiro que tinha recebido o aval sanitário chinês antes de 4 de setembro

Publicado

em

Minerva Foods informa que subsidiária Athena Foods continua atendendo a China

A decisão da China de liberar a entrada no país de carne bovina brasileira que tenha recebido o aval sanitário chinês antes de 4 de setembro foi comemorada pelas autoridades brasileiras. Para a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, esse é o “primeiro passo” para a retomada integral das exportações do produto.

“O próximo é liberarmos a suspensão da carne brasileira daqui para frente. Então, estamos em andamento neste processo e eu espero que isto aconteça ainda no próximo mês”, declarou ela.

Antes disso, a China já havia anunciado que vai aceitar os pedidos de importação que tenham obtido os necessários certificados sanitários antes do dia 4 de setembro. Assim, parte da carga retida em portos chineses devido à suspeita, já descartada, de contaminação do produto, será liberada para a entrada no país asiático.

“Isto já alivia um pouco os exportadores brasileiros, pois havia muitos contêineres que já estavam embarcados, em alto-mar, ou já em alguns portos da própria China, quando houve a interrupção. Não temos um prejuízo calculado, mas a arroba caiu e muitas indústrias tiveram que dar férias para seus funcionários. Já era necessária uma reação”, disse.

O Brasil suspendeu suas exportações de carne bovina para a China em 4 de setembro, após detectar dois casos atípicos de doença da vaca louca. De acordo com a Organização Internacional de Saúde Animal (OIE), eles não oferecem riscos à saúde humana e animal.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS