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Agronegócio

Mapa lança a 1ª Semana do Leite para valorizar o setor

Brasil é considerado o 3º maior país produtor do alimento no mundo

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O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realiza a 1ª Semana do Leite, com a intenção de valorizar o potencial do segmento no Brasil. Por ano, o país produz cerca de 34 bilhões de litros de leite e já é considerado o 3º maior país produtor do alimento no mundo.

Segundo a ministra Tereza Cristina, a campanha tem por objetivo mostrar os benefícios nutricionais do leite. “Às vezes, a criança conhece só a caixinha do leite, mas não sabe de onde veio. Não sabe qual foi o processo até ele chegar ao supermercado. É muito importante que essa campanha seja educativa em todos os aspectos”, destacou.

O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Galassi, defendeu o mesmo pensamento. “A campanha tem como essência uma agenda abrangente e educativa, traduzida pelo objetivo de trabalharmos em importantes mensagens sobre a qualidade da produção brasileira de lácteos e seus benefícios à saúde”, afirmou.

De acordo com Geraldo Borges, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite), a campanha ressalta a importância da cadeia para a geração de emprego e renda. “Esse é um momento ímpar dentro da nossa história. Esta ação tem uma importância muito grande para que a gente possa mostrar para a sociedade o quanto esses alimentos são importantes para a saúde humana e também para o comércio, o que faz com que o Brasil seja tido como 3º maior produtor do mundo”, defendeu ele.

Atualmente, 99% dos 5.570 municípios brasileiros são produtores de leite. E a agricultura familiar tem destaque entre os mais de 1 milhão de produtores nacionais. O setor movimenta mais de R$ 100 bilhões ao ano, gerando mais de 4 milhões de empregos no campo e na indústria.

Para o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes, o principal objetivo da campanha é a integração do setor. “O desenvolvimento que a gente faz em um setor, uma região, um estado, uma nação não é só pela pujança econômica, é pela capacidade das pessoas de se organizarem. E aqui estamos tendo uma demonstração de que a organização da cadeia é possível, com boa vontade”, pontuou.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

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