Saúde
Maquiagem vencida: o que acontece quando você a usa?
As maquiagens são produtos conhecidos há milênios pela humanidade. Desde a antiguidade, existem relatos da confecção e do uso de cosméticos, tanto por mulheres quanto por homens, nas mais diversas sociedades e culturas.
Atualmente, esse nicho de compra continua em expansão e a cada ano aparecem novos itens que prometem efeitos melhores e mais prolongados. Entretanto, diante de tantas variedades e possibilidades de escolha, existem aquelas pessoas que acabam comprando coisas demais, depois, os produtos estragam antes de sequer serem usados.
Segundo a maioria dos especialistas, utilizar insumos de maquiagem que estejam vencidos pode causar sérios problemas de saúde, além de danos estéticos que podem ser irreversíveis, dependendo da gravidade. E você, costuma verificar a validade antes de usar algo?
O que pode acontecer com quem usa maquiagem vencida?
Segundo o Dr. Luann Lôbo, médico dermatologista e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), cosméticos e maquiagens vencidas podem causar reações alérgicas e irritações bastante esperadas na pele.
A pessoa pode sentir forte coceira, pinicamentos, além de quadros preocupantes de vermelhidão excessiva e também descamações. Em casos mais graves, onde o paciente sofre com algum tipo de intolerância ou alergias extremas, as consequências podem ser bem piores.
“Cosméticos e maquiagens devem ser utilizados até o prazo de validade. Este prazo diz respeito ao tempo em que o produto fechado permanecerá viável. Após aberto devemos nos atentar à ‘vida útil’, que corresponde ao tempo em que o produto permanecerá viável depois de exposto ao ambiente”, diz o profissional.
Ainda de acordo com o Dr. Lôbo, uma vez que um item tenha sido aberto, ele se expõe às condições do ambiente onde está armazenado e pode se contaminar com bactérias, fungos ou demais microrganismos. Por isso, é de suma importância lembrar sempre de fechar bem as tampas após usar qualquer coisa deste tipo.
“A vida útil de uma base, batom, primer, ou qualquer outro tipo de maquiagem, depois de aberta para o uso também costuma ser exibida no rótulo do produto, geralmente com um desenho e a indicação de quantos meses aquele produto permanece apto para o uso depois que o lacre é retirado e a substância é colocada em contato com o ambiente”, revelou o dermatologista.
Para ele, apesar do perigo ser generalizado, os piores itens que podem ser utilizados após o vencimento são as maquiagens e os filtros solares, pois eles possuem substâncias que podem auxiliar na proliferação de micróbios.
“As maquiagens costumam ser mais propensas à contaminação por fungos e bactérias. Isso pode provocar, além de irritações, infecções cutâneas mais sérias. E no caso do filtro solar, que tem ação protagonista na skincare diurna, o produto perde a eficácia após o fim do prazo de validade”, pontua.
Por fim, o especialista afirma que, caso a pessoa sinta qualquer reação estranha ao aplicar algo na sua pele, ela deve lavar a substância com água limpa e corrente, além de sabão, preferencialmente líquido. Se a situação persistir ou piorar, o indivíduo deve ir imediatamente a um médico para um diagnóstico mais detalhado.

-
Economia1 dia atrás
Nunca herdou herança e é a mulher mais rica do mundo: sabe quem é?
-
Agronegócio1 dia atrás
Brasil vai congelar? Massa de ar polar coloca colheitas em risco com frio histórico
-
Tecnologia1 dia atrás
Recebeu mensagem da Justiça no WhatsApp? Pode não ser golpe; veja por quê
-
Carreira2 dias atrás
7 faculdades são o ‘passaporte de ouro’ para quem deseja trabalhar em bancos
-
Finanças2 dias atrás
Parece perfeito, mas não é: o truque escondido nos apartamentos decorados
-
Economia1 dia atrás
É verdade que o Pix Automático vai substituir cartões de débito e crédito?
-
Finanças1 dia atrás
Truque com cartão coloca brasileiros em viagens aéreas de 1ª classe por centavos
-
Tecnologia8 horas atrás
Conheça funções secretas e botões ocultos no celular que facilitam a vida