Economia
MEC cogita implementar IA em suas políticas públicas
Ministério da Educação.
Pesquisadores e gestores públicos discutiram, ao longo desta semana, o uso da inteligência artificial e a governança de dados em políticas públicas de educação. O seminário “Educação, Governança de Dados e Inteligência Artificial”, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e o Instituto Federal de Brasília (IFB), buscou identificar alternativas para o uso eficiente de informações que garantam direitos e orientem decisões nas instituições de ensino.
Um exemplo prático seria o uso de dados em tempo real, como a frequência escolar, para ajudar as instituições a adotarem medidas de apoio aos alunos, garantindo sua permanência nas escolas e o acesso contínuo à educação.
Segundo Anita Gea Martinez Stefani, diretora de Apoio à Gestão Educacional da Secretaria de Educação Básica (SEB), um dos desafios enfrentados atualmente é a obtenção de documentos, como o histórico escolar, para alunos que passaram por várias instituições, o que evidencia a necessidade de modernizar o tratamento de dados no sistema educacional. “Quando falamos em interoperabilidade de dados e conexão das informações, estamos tratando de garantir direitos e serviços públicos que já poderiam estar disponíveis, mas que ainda não conseguimos viabilizar tecnicamente”, destacou.
MEC cogita implementar IA
Para enfrentar essa demanda, foi criado o Gestão Presente, um hub educacional desenvolvido pelo MEC em colaboração com o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES/UFAL). A plataforma armazena dados dos estudantes e apoia a gestão escolar em atividades como controle de matrículas e diário de classe.
Vilmar Klemann, representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), apontou alguns desafios, como dados incorretos ou incompletos, dificuldades na análise de informações e a falta de profissionais qualificados nas redes municipais. Ele também destacou que a alta rotatividade de pessoal nas redes locais agrava o problema.
O seminário reforçou o potencial da tecnologia não apenas como recurso pedagógico, mas também como uma ferramenta de otimização para tornar a gestão educacional mais eficiente.

-
Loterias2 dias atrás
Matemática ou sorte? Brasileiro soma 70 vitórias na loteria e revela método
-
Saúde1 dia atrás
Quem tem burnout, ansiedade ou depressão pode solicitar benefício do INSS?
-
Política10 horas atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
MEI2 dias atrás
Empreendedores têm perdido dinheiro ao abrir MEI – motivo preocupa
-
Mundo5 horas atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Finanças2 dias atrás
Nota de R$ 50 chega a valor surpreendente se não tiver ESTE detalhe
-
Tecnologia2 dias atrás
Casa pré-fabricada está sendo vendida por R$ 66 mil na Amazon
-
Finanças1 dia atrás
Casamento de Amado Batista e divisão de bens: esposa mais jovem tem direito à fortuna?