Conecte-se conosco

Investimentos

Medo de entrar no mundo dos investimentos? Veja dicas para começar a investir em 2021

Deixe o medo de lado e comece o ano aplicando um método para avançar de forma gradual no mundo dos investimentos.

Publicado

em

Investidor

O ano de 2021 já começou e esse é o momento ideal para dar um jeito na vida financeira, deixar o medo de lado e dar o pontapé inicial nos investimentos. Inclusive, algumas pessoas já economizam dinheiro mensalmente, têm conhecimento sobre educação financeira, ciência dos riscos, mas postergam o primeiro investimento. 

É possível deixar a insegurança para trás, basta seguir algumas dicas. Compreenda que a confusão faz parte do aprendizado e é comum aos investidores calouros, que não sabem se aplicam em ações, debêntures ou fundos imobiliários

O importante é seguir um método que lhe permita avançar gradualmente, sem pular etapas. Assim, você não correrá riscos acima do que o seu perfil de investidor permite e aplicará de modo mais seguro. 

Agora, se o receio for transferir o dinheiro para uma corretora de valores administrar, tenha calma. Essas instituições são regulamentadas e dispõem de meios protetores ao investidor. Além disso, caso a corretora de investimento vá à falência, o recurso investido não é perdido, já que as ações ficam registradas pelo CPF em centrais de custódia. Portanto, é só custodiar as ações em uma nova corretora.

Porém, caso o dinheiro esteja estagnado na conta da corretora e ela vier a falir, é possível perder as quantias. Há algumas exceções para a regra, mas na maioria das circunstâncias pode haver prejuízo.

Já se quiser investir com segurança, opte pela renda fixa, em que há menor grau de risco. São os exemplos dos Certificados de Depósitos Bancários (CDBs), Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) e Letras de Crédito Imobiliário (LCIs), todos protegidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), em valores de até R$ 250 mil por CPF.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS