Empresas
MEI depende quase que totalmente do empreendedorismo
Microempreendedor Individual.
Dos 15,5 milhões de microempreendedores individuais (MEIs) no Brasil, 94% dependem exclusivamente ou principalmente da sua atividade empreendedora como fonte de renda. É o que revela uma pesquisa inédita do Sebrae, confirmando o MEI como a maior política de inclusão produtiva já implementada no país.
Para Décio Lima, presidente do Sebrae, a Semana do MEI destacou a importância do microempreendedor individual para o desenvolvimento nacional, com um foco especial no acesso ao crédito durante os dias de orientação.
Há 15 anos, o Brasil implementava o MEI, criado por uma lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na semana passada, o MEI teve a oportunidade de interagir com o Sebrae, recebendo informações sobre como acessar crédito e orientações para diversos setores da economia. Iniciativas como essa protegem o espírito empreendedor do brasileiro.
Décio Lima também enfatiza o papel do MEI como um instrumento de inclusão social. Dados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) mostram que cerca de 30% dos 15,5 milhões de microempreendedores individuais do país estão inscritos no CadÚnico, e metade dessa parcela recebe o Bolsa Família. “O microempreendedor individual representa o Brasil que avança. São brasileiros que sustentam a economia e são a base do desenvolvimento do país, demonstrando uma capacidade notável de se adaptar e garantir sua própria existência.”, afirma o presidente do Sebrae.
MEI
O Índice de Confiança dos Pequenos Negócios no Brasil é uma pesquisa mensal que analisa o nível de atividade do mês anterior e as expectativas para os próximos três meses. Entrevistando 5.600 empresas, o estudo oferece resultados para o país, as 27 unidades da federação, quatro setores (indústria, comércio, serviços e construção) e três portes de empresas (MEI, ME e EPP). Esse trabalho monitora o impacto da conjuntura econômica sobre os pequenos negócios no Brasil e as tendências para esse segmento.
A 15ª Semana do MEI, com o tema “Chega junto com o Sebrae”, aconteceu de 20 a 24 de maio, oferecendo eventos on-line e presenciais em todo o país. O evento gratuito e democrático visou capacitar e orientar microempreendedores individuais e incentivar a formalização.
(Com Agência Sebrae).

-
Finanças21 horas atrás
Não fique calado! 5 direitos que todo consumidor deve saber para não ser enganado
-
Tecnologia1 dia atrás
Bradesco, Santander e BB confirmam adesão ao Origem Verificada, recurso antifraude da Anatel
-
Mundo5 horas atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Finanças1 dia atrás
Qual é a celebridade feminina mais rica dos EUA? Veja o top 10
-
Economia1 dia atrás
Quanto custaria o Motorola V3 nos dias de hoje?
-
Imposto de Renda - IRPF2 dias atrás
Governo vai alterar declaração de investimentos no IR; veja as medidas previstas
-
Bancos7 horas atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Imposto de Renda - IRPF2 dias atrás
Caiu na malha fina do Imposto de Renda? Saiba como verificar e corrigir erros