MEI
MEI pode regularizar atraso na declaração; entenda!
Você é microempreendedor individual (MEI), e perdeu o prazo da Declaração Anual Simplificada? Confere aqui como resolver isso!
O microempreendedor individual (MEI) que, por algum motivo, não conseguiu fazer a entrega no prazo da Declaração Anual Simplificada para o MEI (DASN-Simei), ainda poderá fazer a regularização dessa situação e fazer o envio do documento.
Veja também: MEI: como ter acesso a aposentadoria?
Todavia, esse procedimento irá custar uma multa de 2% do valor ao mês, possuindo um valor mínimo de R$50 reais, já o máximo será de 20% em cima do valor total dos tributos que deveriam ter sido declarados na data prevista.
De fato, tradicionalmente, o prazo da entrega dessa declaração do MEI acaba no dia 31 de maio de cada ano. No entanto, no ano de 2022, essa data acabou sendo prorrogada até o dia 30 de junho. Em vista disso, vale salientar que a guia de pagamento da multa é emitida de forma automática, depois da declaração ser transmitida.
Além disso, a Receita Federal ainda faz a orientação de que todo MEI que atuou em qualquer período de 2021, ao fazer o envio do documento, mesmo com o pagamento da multa, deve evitar para evitar possíveis transtornos posteriores.
Por conseguinte, enquanto o MEI não fizer a entrega dessa declaração, consequentemente, não conseguirá gerar o documento de arrecadação do Simples Nacional (DAS), tornando-se devedor do sistema de pagamentos simplificados de tributos.
Em consequência disso, o empreendedor pode ter os seus benefícios previdenciários totalmente bloqueados devido à ausência dos pagamentos das contribuições devidas, assim, ficando impossibilitado de parcelar os débitos referentes ao período estipulado pela declaração.
Caso você esteja passando por essas questões, a melhor decisão é pagar esse valor logo, para evitar problemas futuros.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho15 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%