Conecte-se conosco

MEI

MEI, sua chance é agora: conquiste seu crédito especial na CAIXA

Publicado

em

MEI

A Caixa Econômica Federal costuma facilitar o acesso de microempreendedores individuais (MEIs) a linhas de crédito criadas especialmente para atender esse público.

Entre 2020 e 2023, o país saltou de 9,7 milhões de MEIs para 15,1 milhões – um aumento de mais de 55%, segundo a Receita Federal.

A concessão de crédito especial para os microempreendedores visa ampliar a capacidade de investimento e a potencialização dos pequenos negócios.

Do difícil ao fácil

A obtenção de um empréstimo, por exemplo, tende a ser um grande desafio no Brasil, pois exige uma série de papéis e comprovantes para autorizar a liberação do dinheiro.

A proposta da Caixa é, justamente, reduzir os obstáculos e facilitar o acesso dos MEIs ao capital. A realidade é bem complicada para quem deseja investir.

Conforme uma pesquisa recente do Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), chamada Boletim Mensal de Sondagem Econômica MPE, apenas 16,2% dos comércios, 15,7% das indústrias e 11,9% dos serviços não lidam com dificuldades na hora de conseguir crédito.

Como funciona na Caixa

Na Caixa, o MEI pode ter um empréstimo liberado de até R$ 3 mil, com parcelamento em até 24 vezes. Esse valor deve ser utilizado para o pagamento de contas, fornecedores, compra de insumos e manutenção da empresa.

A taxa de juros, também, é diferenciada. Pessoas físicas costumam pagar a partir de 2,99% ao mês, enquanto os microempreendedores ficam submetidos a uma taxa que começa em 1,99% e vai até 3,6%.

O processo de contratação pode ser feito todo on-line, pelo site da Caixa, ou pelo WhatsApp 0800 104 0 104. Basta enviar uma mensagem com a hashtag #microcreditoPJ para que o atendimento seja iniciado.

Outras linhas de crédito

Vale destacar que a Caixa não é a única instituição que oferece crédito para MEIs. Existem outras opções, como:

  • Sebrae e Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe);
  • Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), do governo federal;
  • Programa de Simplificação do Acesso a Produtos e Serviços Financeiros para os Pequenos Negócios (Cred+) do governo federal.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS