Tecnologia
Menos celular, mais saúde: descubra como 15 min fazem a diferença!
Pesquisa estabeleceu relação causal entre a diminuição do tempo de uso das redes sociais e efeitos positivos na saúde física e mental
Comparação
Os resultados dos participantes diretos da pesquisa foram comparados a grupos de pessoas que continuaram mantendo a mesma rotina de uso das mídias sociais.
Ao todo, 50 pessoas participaram do estudo, sendo 33 mulheres e 17 homens, com idades entre 20 e 25 anos. Eles responderam a perguntas mensais sobre saúde e função psicológica, além de fornecerem relatórios semanais sobre o uso de internet.
Por exemplo, o grupo, que diminuiu o uso, teve uma melhora média de 15% na função imunológica, incluindo menos resfriados, gripes, verrugas. Além disso, melhoraram em 50% a qualidade do sono e reduziram em 30% os sintomas depressivos.
Os índices foram significativamente maiores, segundo os pesquisadores, em relação ao que foi vivenciado pelo outro grupo, que não mostrou nenhuma alteração.
Reduziram além do solicitado
Os cientistas observaram que as pessoas que foram instruídas a reduzir o uso de rede social em 15 minutos por dia chegaram a atingir até 40 minutos menos.
Chamou a atenção, no entanto, o fato de que, entre aqueles que não precisaram reduzir, foi registrado, na verdade, um aumento diário de 10 minutos por pessoa.
Experiência controlada
Estudos anteriores já tinham demonstrado a correlação entre o uso reduzido de rede social e as melhorias de saúde e bem-estar psicológico.
Essa nova pesquisa, apesar de trabalhar no mesmo sentido, torna-se importante pois demonstra, efetivamente, baseada em uma experiência controlada, a relação causal entre uma coisa e outra.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp