Conecte-se conosco

Tecnologia

Mercado financeiro pretende usar IA contra fraudes

O estudo foi realizado pela Topaz.

Publicado

em

Um levantamento divulgado em São Paulo, ontem, revelou que mais da metade (52%) dos representantes de diversas instituições financeiras do Brasil planeja implementar mecanismos de inteligência artificial (IA) para detecção de fraudes.

O estudo foi realizado pela Topaz, uma das maiores empresas de tecnologia especializada em soluções financeiras digitais, em parceria com a Celent, líder em pesquisa e assessoria tecnológica para instituições financeiras em todo o mundo.

Apresentado durante o evento Febraban Tech, o levantamento “Pulso 2024 – Experiência Digital: a Evolução dos Serviços Financeiros na América Latina” foi realizado em dezembro do ano passado com 1.079 gerentes, superintendentes e diretores de tecnologia de diferentes organizações financeiras de 20 países latino-americanos. O estudo mostra a percepção das lideranças regionais sobre inovações tecnológicas e seu impacto no setor.

Mercado financeiro

Enquanto no Brasil os líderes de instituições financeiras preferem investir em detecção de fraudes (52%) e na avaliação de risco (49%), os demais países da região priorizam a inteligência artificial para chatbots de atendimento ao cliente (54%).

“Uma das coisas mais importantes que notamos nessa pesquisa foi a diferença nas expectativas de inteligência artificial nos mercados. Enquanto na América Latina o uso está muito voltado para canais de atendimento e abertura de relacionamento, aqui no Brasil está totalmente focado em antifraude. O mercado latino-americano ainda apresenta dificuldades na digitalização da ‘bancarização’ da maior parte de sua população e enxerga um potencial mais de ‘bancarização’, com abertura de contas e inclusão da sociedade no mercado financeiro”, disse Thiago Gramulha, líder de marketing da Topaz, em entrevista à Agência Brasil.

Segundo Gramulha, o mercado financeiro no Brasil já é mais digital. “Aqui começamos a entender melhor outras aplicações da inteligência artificial”, afirmou. “O Brasil é um mercado muito avançado em termos de tecnologia, mas temos que continuar investindo em segurança porque as fraudes se renovam a cada dia.”

Uso de IA

Para Gramulha, o uso de inteligência artificial pode criar várias melhorias para o setor bancário e seus clientes, além da prevenção de fraudes. “A possibilidade que a inteligência artificial traz para os bancos é de criar uma conversa e um relacionamento que entendam o momento do cliente e interajam de igual para igual. A inteligência artificial criaria uma camada empática e, talvez, ao mandar uma mensagem ao banco, ela entenda que você está nervoso ou fora do seu local habitual de operação. Ela também pode trazer novas camadas de segurança.”

O Febraban Tech, maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro na América Latina, vai até quinta-feira (27) no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Neste ano, o evento tem como tema central a preparação dos bancos para o uso responsável da inteligência artificial.

(Com Agência Brasil).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS