Conecte-se conosco

Economia

Mercados europeus avançam com alta do petróleo e perspectivas de estímulo fiscal

Índice pan-europeu STOXX 600 subiu 0,6%, encerrando sua quinta semana consecutiva no azul.

Publicado

em

Os mercados europeus fecharam em alta nesta sexta-feira com impulso de ações de petróleo, com o índice de Londres alcançando máximas de nove meses, ao passo que a decepcionante abertura de empregos nos Estados Unidos reforçou as expectativas de um pacote de alívio fiscal.

Em Londres, o índice FTSE 100 teve alta de 0,9%, apoiado na alta dos preços do petróleo após um acordo entre os membros da Opep+ para elevar ligeiramente a produção a partir de janeiro, grande parte das restrições de oferta em vigor tenha sido mantida.

O índice de petróleo e gás da Europa disparou 3,1%.

Dados divulgados hoje mostraram que empresas dos Estados Unidos criaram o menor número de vagas de trabalho em seis meses em novembro, mas o mercado se recuperou rapidamente conforme cresciam as esperanças de que o governo libere um pacote de alívio no valor de 908 bilhões de dólares.

“Vacinas, o reinício das tratativas sobre estímulos e o novo governo (dos EUA) e um cenário internacional menos conflituoso ainda serão os temas que impulsionam o mercado”, disse o estrategista sênior para macro global Marvin Loh, da State Street Global Markets.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,6%, encerrando sua quinta semana consecutiva de ganhos. Dados econômicos frustrantes e a incerteza em torno do Brexit pesaram sobre o índice esta semana.

O avanço de um acordo comercial pós-Brexit ainda contava indefinido. Um acordo poderia finalmente ser fechado neste fim de semana, disseram autoridades da União Europeias, enquanto Londres segue dizendo que as negociações ainda continuam “muito difíceis”.

Índices

O índice Financial Times, em LONDRES, subiu 0,92%, a 6.550 pontos.

O índice DAX, em FRANKFURT, ganhou 0,35%, a 13.298 pontos.

O índice CAC-40, em PARIS, avançou 0,62%, a 5.609 pontos.

O índice Ftse/Mib, em MILÃO, valorizou-se 0,78%, a 22.178 pontos.

O índice Ibex-35, em MADRI, saltou 1,49%, a 8.322 pontos.

O índice PSI20, em LISBOA, disparou 1,37%, a 4.702 pontos.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS