Tecnologia
Meta atualiza linha de óculos inteligentes Ray-Ban com mais IA
Companhia é dona do Facebook e Instagram.
A Meta aproveitou a chegada da primavera no Hemisfério Norte e a aproximação do verão para anunciar uma atualização de sua linha de óculos inteligentes em parceria com a Ray-Ban. Os novos modelos, que unem moda e tecnologia, trazem avanços significativos em inteligência artificial e novas funcionalidades que ampliam a experiência de uso sem a necessidade de tirar o smartphone do bolso.
A nova coleção inclui opções da linha Skyler, com formatos inéditos de armações e novas cores de lentes. Entre os destaques estão o modelo Skyler Shiny Chalky Gray com lentes Transitions Sapphire, com design em formato “olho de gato” e tons neutros, ideal para ambientes internos e externos. Outra opção é o Skyler Shiny Black, disponível com lentes verdes ou transparentes, para quem prefere um visual mais clássico e atemporal.
A atualização de software também trouxe novidades importantes. Agora, todos os usuários que adquirirem os óculos Meta Ray-Ban poderão utilizar o recurso de tradução em tempo real, antes disponível apenas para um grupo seleto em acesso antecipado. A funcionalidade permite a tradução instantânea em inglês, francês, italiano e espanhol, mesmo sem conexão com a internet — basta ter feito o download prévio dos pacotes de idiomas. Para ativar, o comando é simples: “Hey Meta, start live translation”. O usuário ouve a tradução no ouvido, e, para respostas, basta mostrar a tela do smartphone à outra pessoa.
Óculos agora suportam o envio e recebimento de mensagens
Além disso, os óculos agora suportam o envio e recebimento de mensagens, fotos e chamadas de áudio e vídeo diretamente do Instagram, somando-se às integrações já existentes com o WhatsApp e o Messenger. Para quem gosta de ouvir música, os dispositivos passaram a ser compatíveis com Spotify, Amazon Music, Apple Music e Shazam. Outra novidade é a capacidade de pedir informações ao Meta AI — como nome de uma música ou ano de lançamento de um álbum — usando apenas comandos de voz (por enquanto, em inglês).
Nos Estados Unidos e Canadá, a Meta também vai liberar uma funcionalidade ainda mais avançada: a interação direta com o Meta AI a partir dos óculos Ray-Ban, com a inteligência artificial capaz de ver o que o usuário está vendo e manter conversas contextuais sobre o ambiente ou o objeto observado.
A empresa
Fundada em 2004 por Mark Zuckerberg e colegas da Universidade Harvard, inicialmente como Facebook, a empresa cresceu rapidamente para se tornar uma das maiores plataformas de redes sociais do mundo. Em 2021, a companhia foi rebatizada como Meta Platforms Inc., refletindo seu foco em desenvolver o metaverso — um ambiente digital imersivo que une redes sociais, realidade virtual, realidade aumentada e inteligência artificial. Além do Facebook, a Meta é dona de aplicativos como Instagram, WhatsApp e Messenger, e investe fortemente em tecnologia de ponta, como dispositivos de realidade virtual (Meta Quest) e óculos inteligentes, como a linha Ray-Ban Meta, em parceria com a Luxottica Group, dona da Ray-Ban.
(Com Agências Internacionais).

-
Cotidiano12 horas atrás
Como pintar a casa sem sujeira: técnica do papelão ganha adeptos nas redes sociais
-
Bancos1 dia atrás
‘Golpe da mão fantasma’: conheça essa nova ameaça digital e saiba como se proteger
-
Economia10 horas atrás
Pix passa por transformação: 8 milhões de chaves serão desativadas
-
Tecnologia2 dias atrás
Spotify anuncia aumento na assinatura em vários países
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Cancelamento da contribuição sindical pela internet é aprovado pelos deputados
-
Curiosidades1 dia atrás
Família milionária transforma céu em caixa eletrônico ao fazer chover R$ 27 mil
-
Curiosidades2 dias atrás
Agricultor encontra bilhões em OURO, mas não leva nem 1 centavo; veja com quem ficou
-
Economia24 horas atrás
Saiba em quais estados estão os m² mais caros do Brasil [ranking]