Conecte-se conosco

Tecnologia

Meta implementa novas regras de segurança para bloquear nudez no Instagram

A nova funcionalidade, que será testada inicialmente, propõe desfocar automaticamente as imagens que contêm nudez enviadas através do Instagram Direct.

Publicado

em

Recentemente, a Meta anunciou uma atualização de segurança significativa para o Instagram, projetada para proteger principalmente os adolescentes de riscos como extorsão sexual e abuso de imagens íntimas. Juntamente com outras iniciativas, a nova funcionalidade, que será testada inicialmente, propõe desfocar de forma automática as imagens que contêm nudez enviadas através do Instagram Direct.

Desfocando imagens sensíveis no Instagram

O Instagram introduzirá um sistema que usa tecnologia de aprendizado de máquina para analisar e automaticamente desfocar qualquer imagem com nudez enviada pelo Direct. Esse recurso será ativado por padrão para usuários com menos de 18 anos, mas também estará disponível para adultos, que serão incentivados a utilizá-lo.

Enfoque na proteção dos jovens

O objetivo dessa nova funcionalidade é fornecer proteção adicional para os usuários mais jovens da plataforma, que são especialmente vulneráveis a manipulações on-line. Ao desfocar automaticamente imagens de conteúdo sensível antes de serem visualizadas, o Instagram espera reduzir os riscos associados à extorsão sexual e melhorar a segurança dos usuários.

Ampliação da segurança com criptografia

Além de desfocar imagens, a Meta planeja expandir a segurança implementando criptografia de ponta a ponta nas mensagens do Instagram, uma prática já adotada em outros de seus serviços, como WhatsApp e Messenger. Com essa mudança, as mensagens e as imagens serão criptografadas de modo que apenas o remetente e o destinatário possam acessá-las, a não ser que o conteúdo seja reportado à Meta.

Contexto das novas medidas de segurança

Essa atualização surge em um contexto de críticas crescentes sobre o impacto do Instagram na saúde mental dos jovens, particularmente nos Estados Unidos e na Europa. Anteriormente, a empresa já havia tomado medidas para esconder conteúdo sensível relacionado a suicídio, automutilação e distúrbios alimentares.

A Meta também está desenvolvendo ferramentas para detectar contas potencialmente envolvidas em extorsões sexuais e testando alertas para usuários que possam interagir com essas contas.

Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS