Conecte-se conosco

Tecnologia

Meta utiliza dados de usuários para treinar IA

É possível se opor a esta ação; saiba como neste artigo.

Publicado

em

Nos últimos anos, a inteligência artificial (IA) tem se tornado cada vez mais presente em nossas vidas, sendo utilizada em diversas áreas como saúde, financeiro, segurança e, agora, até em redes sociais.

Com a atualização dos termos de uso do Facebook e Instagram, a Meta, empresa dona dessas plataformas, passa a utilizar dados dos usuários para treinar sua IA generativa, a fim de melhorar a interação com os usuários.

Quando a coleta será realizada?

Já faz um bom tempo que a Meta vem utilizando inteligência artificial em suas plataformas para moderar conteúdos que violam as políticas das redes sociais, como nudez e discurso de ódio.

Agora, a novidade é que os dados dos usuários serão usados para treinar um sistema de IA capaz de produzir textos e imagens, como o ChatGPT.

Com isso, a empresa pretende lançar uma assistente virtual para interagir com os usuários no futuro.

Mas quando exatamente a Meta vai começar a coletar esses dados? A empresa tinha planos de lançar tal política de privacidade na União Europeia, no entanto, adiou devido às críticas recebidas.

Nos Estados Unidos, onde as regras de privacidade são mais frouxas, a empresa já vem utilizando dados públicos desde o ano passado.

Empresa pode estar usando dados sensíveis para treinar IA – Foto: reprodução

No Brasil, mesmo com a Lei Geral de Proteção de Dados, ainda não está claro se os dados dos brasileiros já estão sendo coletados.

No entanto, já foi disponibilizado um formulário para que os usuários possam se opor à utilização de suas informações mais sensíveis.

Os dados empregados para treinar a IA incluem fotos dos usuários, mas a empresa afirma que não terá acesso às mensagens privadas.

A Meta utilizará o conteúdo para identificar padrões de linguagem e geografia, por exemplo, mas sem vincular essas informações ao perfil de uma pessoa em específico.

Dessa forma, a privacidade dos usuários será preservada, mesmo que seus dados sejam utilizados para treinar a IA.

Caso alguém deseje recusar o uso de seus dados para treinamento da IA, a Meta disponibiliza um formulário em que é possível manifestar essa opção.

Basta acessar as configurações do Instagram, selecionar a opção de privacidade e, em seguida, encontrar a página específica sobre o uso de informações para treinar a IA.

Com a aprovação do formulário, os dados do usuário serão excluídos da base de treinamento da IA.

Formada produtora editorial e roteirista de audiovisual, escrevo artigos sobre cultura pop, games, esports e tecnologia, além de poesias, contos e romances. Mãe de três curumins, dois cachorros e uma gata, também atuo ativamente em prol à causa indígena no Brasil.

Publicidade

MAIS ACESSADAS