Conecte-se conosco

Curiosidades

Metais preciosos: Você sabia que o ouro não é o mais caro?

Publicado

em

Sempre que alguém fala de metais raros ou valorizados, logo nos vem à cabeça o ouro. Afinal, essa é uma das principais reservas de valor do mundo conhecido e, desde a mais remota antiguidade, tal item é sinônimo de poder e riqueza.

Logo em seguida, temos a prata e o bronze no senso comum da maioria das pessoas. Mas você sabia que, na verdade, o metal mais caro do mundo é outro completamente desconhecido por parte do público? Exatamente, caro leitor, estamos falando do ródio. Você já o conhecia?

Se sim, então sinta-se privilegiado, pois poucos podem dizer que sequer já ouviram o nome. Agora, caso a sua resposta tenha sido negativa, não precisa desanimar. Hoje, nós vamos te contar mais sobre esta verdadeira preciosidade.

Crédito: Mistérios do Mundo/Reprodução

Afinal, qual é o uso dado ao ródio?

O ródio não é apenas um item bonito de se ver. Seu uso é vital para várias indústrias pelo mundo afora, em especial para a área automotiva, que se apoia fortemente nele. Dessa forma, o curioso metal serve para reduzir a emissão de poluentes nos conversores catalíticos automotivos.

Isso contribui para ajudar o meio ambiente, uma vez que os gases emitidos na atmosfera contribuem para aumentar o buraco na camada de ozônio, fazendo o planeta aquecer cada vez mais e provocando catástrofes climáticas e demais desequilíbrios.

Entretanto, as utilidades do metal não param por aí. Saiba que ele também é bastante necessário para auxiliar na exploração do espaço sideral. Graças a sua grande resistência contra corrosão, ele é usado juntamente do paládio ou da platina para compor ligas metálicas diversas.

Outra vantagem observada pelos cientistas é a sua capacidade reflexiva, fazendo com que a sua presença seja vital para a fabricação de espelhos, equipamentos eletrônicos e alguns tipos de instrumentos de linha óptica. E justamente devido a tantos usos, é normal que os preços acabem simplesmente disparando, concorda?

De acordo com alguns levantamentos feitos na área, o valor do ródio subiu em 265% somente em um período de 2 anos, ultrapassando outros metais mais conhecidos como o próprio ouro. Graças à crescente demanda industrial, as regulamentações para a sua extração e uso se tornaram mais rígidas e isso contribuiu para a escalada de preços.

Resumindo, oferta baixa e demanda alta acabam por impulsionar as cifras para as alturas. Hoje em dia o principal produtor deste mineral é a África do Sul, que por sua vez anunciou uma queda na produção, o que pode encarecer mais ainda o que já estava bem inflacionado.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS