Agronegócio
Meu pé de goiaba! Saiba como fazer o cultivo dessa frutinha
Adiantamos que vale a pena ter essa delicia no seu pomar, já que o cultivo da goiaba é simples e fácil. Veja detalhes.
A goiaba (Psidium guajava) é uma fruta muito popular no Brasil, e apresenta sabor doce e polpa suculenta, que pode ser rosada, branca, vermelha, amarela ou alaranjada, a depender do tipo de espécie cultivada.
Além de saborosa, a fruta é versátil e muito saudável, já que contém fibras e vitamina A, B e C em sua composição, podendo ser consumida tanto in natura, como na forma de sucos, doces, geleias, caldas entre outros.
Sendo assim, vale a pena ter essa delicia no seu pomar, já que o melhor da goiaba, é que ela é, em geral, de fácil cultivo, sendo necessário empregar apenas os cuidados básicos do cultivo tradicional. Desse modo, fique atento às principais dicas para o plantio da fruta. Confira!
Plantio da goiaba
Para ter um bom cultivo da goiaba, algumas condições de clima e solo são essenciais. A goiaba se desenvolve melhor em ambientes com temperaturas mais quentes. Além disso, o solo para plantio deve ser enriquecido com matéria orgânica, drenado e profundo para suportar as raízes dessa árvore frutífera.
Com relação a propagação, você pode fazer por meio de sementes ou comprar mudas já desenvolvidas. Se optar pelas sementes, saiba que o processo é mais lento, contudo, você poderá fazer uma grande quantidade de mudas.
Assim, basta selecionar algumas goiabas maduras e retirar as sementes. Faça a limpeza, retirando qualquer resquício de polpa da fruta e lavando com cuidado.
Deixe as sementes secando no sol por pelo menos dois dias. Depois, separe balainhos ou pequenos vasos para fazer a germinação. Adicione uma camada de solo poroso, enriquecido com matéria orgânica e calcário. Faça pequenos buracos na terra e coloque as sementes.
Cubra com uma leve camada de substrato e regue. Deixe os recipientes em local com sombra e mantenha a terra sempre úmida.
Normalmente, as sementes de goiaba começam a germinar após 10 dias. Quando perceber que a planta adquiriu um tamanho de 50 cm, transporte para o local definitivo de cultivo. O local escolhido deve ser bem iluminado, onde haja incidência de sol direto sobre a goiabeira.
Mantenha o solo bem adubado e regue a planta de uma a duas vezes na semana. A poda da árvore deve ser feita a cada dois meses. Dessa forma, você estimula o crescimento mais forte da arvore. Por fim, tenha atenção a possíveis pragas e insetos que podem atacar seu pé de goiaba.
Cuidando direitinho, logo você terá goiabas orgânicas, fresquinhas e saborosas em casa!

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho14 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%