Saúde
Microchip instalado em humanos são alvo de atenção: será que há riscos?
O tamanho do chip é equivalente a quase um grão de arroz, sendo composto por uma antena e produzido sob material natural; saiba mais!
Um rapaz holandês, de 37 anos, está sendo utilizado para estudos tecnológicos, através de uma implementação de um microchip em sua mão, capaz de realizar pagamentos, apenas, usando movimentos do corpo.
A inovação foi implementada em 2019, sendo acionada no ato de atrito com as máquinas de cartões.
Leia mais: Saiba mais sobre os avanços dos Projetos de Lei da Europa que garantem benefícios tecnológicos
A empresa Walletmor tomou a frente da comercialização dos chips, sendo a pioneira no mercado, já obtendo diversos interessados ao produto. Além disso, o fundador da empresa afirmou que o microchip pode ser usado em diversos lugares e ocasiões.
O tamanho do chip é equivalente a quase um grão de arroz, sendo composto por uma antena e produzido sob material natural, semelhante à um plástico.
Para os fornecedores, esse recurso é bastante seguro e facilitador, não havendo necessidade de carregamento ou outra fonte de alimentação. As vendas já alcançaram cerca de 500 clientes, os quais vão experimentar a comunicação por contato próximo ou o sistema de pagamentos sem precisar do uso de smartphones.
Para adquirir o chip, é necessário receber uma anestesia local. Porém, de acordo com estudos produzidos em 2021, o usuário “microchipado” pode correr sérios riscos referentes a invasão de privacidade, sugando e disponibilizando, suas informações pessoais.
Para o holandês, não há preocupação alguma quanto a esses riscos, uma vez que, para ele, a implementação é comparada a instalação de chips em animais, os quais usam-no para disponibilizar a seus donos, dados de seu paradeiro.
Por fim, de acordo com a professora de política, ética e governança da Reading University, é preciso tomar cuidado ao realizar o procedimento. Para ela, o uso dos chips pode se tornar mais a frente, uma ação equivalente a manipulação, controle e opressão ao usuário cadastrado.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp