Agronegócio
Milho roxo? É, sim! Conheça os principais benefícios desse vegetal
Fonte de benefícios, o grão roxo é conhecido por ser um antioxidante natural e anti-inflamatório. Confira quais os benefícios do seu consumo.
Não é segredo para ninguém que o milho é um alimento extremamente rico em nutrientes e super saudável, mas você sabia que existem muitos tipos diferentes do vegetal? Por exemplo, o milho roxo, originário do Peru, traz diversos benefícios para o nosso organismo. O alimento é conhecido por ser um antioxidante natural e anti-inflamatório, sendo até usado em shakes e bebidas antienvelhecimento.
Embora o milho amarelo seja consumido em maior quantidade no Brasil, o milho roxo é comercializado e utilizado em diversas receitas. Pensando nisso, hoje listamos para você os principais benefícios desse alimento para a saúde e como consumi-lo da melhor forma. Confira!
Reprodução: Freepik
Principais benefícios
O milho possui uma variedade de cores, resultado de mutações no DNA da planta. Além de ser utilizado como ingrediente em bebidas e sobremesas, o milho roxo também vem sendo estudado como um possível corante natural. Veja a seguir os principais benefícios do consumo do milho roxo para a saúde e seus diferenciais.
Fonte de antioxidantes
O milho roxo é fonte de antioxidantes, principalmente as antocianinas, que são pigmentos naturais que concedem a coloração roxa, além de combater a ação dos radicais livres. O consumo do milho é indicado principalmente para a prevenção de doenças como câncer e mal de Alzheimer, além de evitar o envelhecimento precoce, fazendo muito bem à pele.
Atua como anti-inflamatório
O milho roxo é indicado para tratar problemas como tendinite, artrite, além de inflamações no aparelho digestivo ou nos rins, por funcionar como anti-inflamatório natural.
Controla o colesterol ruim
O milho roxo, assim como outros alimentos naturalmente roxos, ajuda a controlar o colesterol, pois auxilia na diminuição dos níveis de gordura no sangue, além de reduzir também o colesterol ruim (LDL).
Estimula a produção de colágeno
O consumo do milho roxo estimula a produção de colágeno, por ser fonte de antioxidantes fundamentais para a saúde da pele, além de fornecer aminoácidos como a glicina e prolina. Além disso, o alimento ajuda a manter a elasticidade e a firmeza da pele, unha, cabelo e articulações.
Como consumir
O milho roxo pode ser consumido de diversas maneiras e preparado em ótimas receitas. Você pode consumi-lo cozido, em risotos, saldas, sucos nutritivos, shakes e com angu. Além disso, é possível encontrar versões em pós, ideais para o preparo de bebidas.
Agora que você conhece os principais benefícios desse alimento e como consumi-lo da melhor forma, que tal inserir o milho roxo na sua dieta?

-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia2 dias atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Investimentos2 dias atrás
Tudo o que você deve avaliar em uma franquia antes de investir
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Bancos2 dias atrás
Nubank altera regras do Ultravioleta e pode impactar clientes do cartão premium
-
Automobilística2 dias atrás
Renault Sandero sai de linha no Brasil após 17 anos: veja os motivos