Conecte-se conosco

Economia

Ministério dos Povos Originários é anunciado para o governo Lula

Hoje, 17 de novembro, o futuro presidente Lula anuncia a criação do Ministério e é esperado que o líder seja um indígena.

Publicado

em

Nesta quinta-feira, 17 de novembro, o presidente eleito para governar o Brasil pelos próximos quatro anos anunciou, Luiz Inácio Lula da Silva, no Fórum Internacional dos Povos Indígenas, a criação do Ministério dos Povos Originários e a intenção de que ele seja comandado por um(a) ministro(a) indígena.

Tenho o compromisso que o Brasil sirva de um exemplo com uma política de parceria sem que as pessoas sejam tratadas como de segunda classe. Quero que os indígenas façam parte do meu governo.

Além disso, o presidente confirmou que será importante que os indígenas participem das secretarias que são destinadas à saúde e à educação. Ressaltou que o Brasil já possuiu cerca de 5 milhões de indígenas em todo o território nacional e, hoje, são cerca de apenas 817 mil.

Ao olhar para os indígenas que estavam presentes, Lula criticou o atual homem mais rico do mundo: “As pessoas que governam o mundo não governam com os mesmos olhos que vocês”.

Eu fico vendo as pessoas tentando inventar foguete porque acham que a terra não é mais compatível com o dinheiro que elas têm, quando elas podiam investir parte desse dinheiro para preservar o meio ambiente”, completou.

Além da crítica aos projetos do homem financeiramente mais poderoso de todo o mundo, Lula criticou diretamente o mercado financeiro em seu discurso. “Dinheiro hoje em dia é papel gerando papel e que não gera emprego efetivamente para a população do mundo”.

Na última quarta-feira, dia 16 de novembro, Lula confirmou a intenção da criação ministerial direcionada aos povos indígenas enquanto participava da Convenção Mundial do Clima (COP-27), no Egito.

Vamos criar o Ministério dos Povos Originários para que os próprios indígenas garantam a sua segurança, paz e sustentabilidade. Os povos originários devem ser protagonistas de sua preservação”, afirmou.

Na semana passada, conforme a portaria assinada, foram constatados cerca de 31 Grupos Técnicos que farão parte da estrutura a partir do próximo ano e a possibilidade do surgimento ministerial dos povos originários apareceu nessa lista.

Esse poderá ser um governo que vai contar com grande apoio dos povos indígenas e, também, com grande participação e protagonismo com o surgimento do novo ministério.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS