Conecte-se conosco

Agronegócio

Misteriosas manchas na manga: Perigo à saúde? Veja o que fazer!

Você já se deparou com manchas pretas na manga? Se sim, as manchas são causadas por fungo muito comum na frutas. Descubra se há riscos no que se refere ao seu consumo.

Publicado

em

Já aconteceu de você está comendo manga e perceber a presença de manchas escuras na fruta? É comum que as pessoas que se deparam com a característica tenham receio de continuar consumindo o alimento. No entanto, em alguns casos, a saúde do indivíduo não será prejudicada por isso.

Essas manchas pretas são derivadas de uma espécie de fungo chamado colletotrichum. Mas não se preocupe: ele não será responsável por causar um apocalipse zumbi como aconteceu em “The Last Of Us”. Por outro lado, isso não significa que não possa causar doenças.

Colletotrichum: fungo presente nas plantas

A doença em questão que pode ser causada pelo fungo se chama antracnose, mas somente as plantas correm riscos. Alguns dos sinais de que uma espécie foi infectada por ela são a queda das frutas e a perda de folhas. E, o principal, as temidas manchas pretas.

As frutíferas são as mais afetadas, mas não significa que as outras estão a salvo. O fungo também pode ser visto em goiaba, tomate e mamão.Talvez você já tenha percebido as manchas em algumas dessas frutas, ou elas podem ter passado despercebidas.

Os agricultores acabam por sofrer as consequências causadas por pelo colletotrichum presente nas plantas, pois ele consegue acabar com as produções, visto que os frutos podem apodrecer. Isso significa que, caso note sua presença, o agricultor deve fazer de tudo para não perder o trabalhou para conquistar.

Manchas nas frutas não fazem mal para a saúde humana

Se você costuma jogar a fruta fora quando identifica as manchas pretas, saiba que o fungo não causará nenhum mal para a sua saúde. No entanto, é compreensível que as pessoas não queiram comer, pois a textura, cheiro e cor da fruta ficam diferentes.

A principal dica para saber se uma manga está comprometida ou não é cortá-la e verificar se por dentro ela se encontra em boas condições para consumo. Se não, é melhor se manter longe. Por último, vale relembrar que o fungo é capaz de prejudicar somente as plantas.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS