Política
Modernização nos cartórios, recebem prazo de adequação até 2023
Foi sancionada a Lei Lei 14.382/22, que efetiva o Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (SERP). Confira aqui o que irá ocorrer!
Foi sancionado, pelo presidente Jair Bolsonaro, a Lei 14.382/22, que efetiva o Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (SERP) para poder modernizar e unificar sistemas de cartórios em todo o país, onde permite registros e consultas pela internet.
Leia mais: Bolsonaro veta PLC 184/2017: entenda!
Dez dos itens mencionados foram vetados e terão sua análise realizada pelo Congresso Nacional. A nova normativa veio da Medida Provisória 1085/21, a qual foi aprovada pela Câmara e pelo Senado. Na Câmara, o texto teve como relator o deputado Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL).
O SERP tem sua previsão de implantação até o dia 31 de janeiro de 2023, logo, a partir deste período, as certidões serão retiradas por meio reprográfico ou eletrônico, ou seja, oficiais de registro estarão livres de imprimir certidões, sejam civis ou títulos.
Para as certidões eletrônicas o requisito é que sejam feitas com o uso de tecnologia adequada, ou seja, que permitam o usuário de imprimir e identificar sua autenticidade, conforme os critérios do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O sistema permite que os usuários de registro público realizem seus atendimentos remotamente através da internet, receber documentos e títulos, além de enviar, expedir certidões, prestação de informações no formato eletrônico e visualização eletrônica das transcrições, registradas ou averbadas nos cartórios.
Conforme informações do governo, o SERP deve “desburocratizar” a acessibilidade para estes documentos que estão espalhados em diferentes cartórios, reduzindo custos. Por meio disto, no sistema deverá ser possível acessar variados documentos de forma eletrônica em um lugar só.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp