Economia
Moody’s divulga projeção otimista para o PIB do Brasil; veja
Produto Interno Bruto.
A Moody’s projeta que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil crescerá 2,0% em 2024 e 2,2% em 2025. Em seu relatório, a agência observa que a economia expandiu 2,9% em 2023, representando uma desaceleração modesta em comparação com os 3,1% de 2022, mas superando as expectativas do mercado no início do ano passado, que apontavam para uma expansão de pouco menos de 1%.
Os fatores cíclicos de 2023 devem se dissipar em 2024, à medida que a produção agrícola e de mineração, o estímulo fiscal e o consumo dinâmico diminuírem em um cenário de taxas de juros relativamente elevadas, avalia a agência.
No entanto, a Moody’s espera que as reformas estruturais macroeconômicas e microeconômicas implementadas nos últimos anos – incluindo o fortalecimento da independência do banco central, a melhoria da governança das empresas estatais, bem como as reformas fiscais e trabalhistas – sustentem o crescimento em torno de 2% em 2024-25, superando a média de 1,5% registrada entre 2010-19.
Além disso, os planos de investimento em infraestrutura aumentam o potencial de crescimento a longo prazo, embora seus efeitos demandem tempo para se concretizar e dependam da superação das restrições fiscais e da atração de investimento privado, pondera a agência.
A Moody’s
A Moody’s é uma das principais agências de classificação de risco do mundo, especializada em avaliar a capacidade de crédito de empresas, governos e instrumentos financeiros. Seu objetivo é fornecer aos investidores uma avaliação independente e objetiva do risco de crédito associado a diferentes emissores de dívida ou títulos financeiros.
As avaliações da Moody’s são amplamente consideradas como referências importantes para investidores, instituições financeiras e governos, ajudando-os a tomar decisões informadas sobre investimentos e políticas econômicas.
A agência utiliza uma escala de classificação que varia de “AAA” (máxima qualidade de crédito) a “C” (mais baixa qualidade de crédito), com diferentes níveis intermediários que refletem o risco relativo de inadimplência. Além disso, a Moody’s fornece análises e previsões econômicas para diferentes países e regiões, ajudando a orientar as decisões de investimento em um contexto mais amplo.

-
Mundo1 dia atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Finanças2 dias atrás
Não fique calado! 5 direitos que todo consumidor deve saber para não ser enganado
-
Bancos1 dia atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos22 horas atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Empresas2 dias atrás
ChatGPT revoluciona reuniões empresariais com novas funções
-
Agronegócio1 dia atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Economia1 dia atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
Finanças10 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples