Mercado de Trabalho
Motivo de demissão não deverá mais ser registrado na CTPS
Na última segunda-feira (6), foi publicada uma portaria no Diário Oficial da União que alterou alguns pontos da legislação trabalhista. Confira!
Na última segunda-feira (6), foi publicada uma portaria no Diário Oficial da União que alterou alguns pontos da legislação trabalhista. Entre as mudanças, está a retirada da obrigação de informar na Carteira de Trabalho a motivação de desligamento do trabalhador.
Leia também: Quais doenças NÃO podem levar o trabalhador à demissão
De acordo com o Ministério do Trabalho, existe uma preocupação em “evitar uma discriminação ao empregado” nas justificativas lançadas como motivo para a demissão na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
Muitas das mudanças têm relação com a substituição de documentos físicos necessários para as rotinas previstas na legislação trabalhista por documentos digitais a serem disponibilizados no sistema Gov.br.
Registro eletrônico de ponto
Existem também alterações de pontos relativos ao controle da jornada eletrônica, que começará a adotar o “registro eletrônico” de ponto para essa finalidade.
Especificações técnicas referentes aos arquivos Arquivo Fonte de Dados (AFD) e Arquivo Eletrônico de Jornada (AEJ), protocolos, códigos e marcações e do Atestado Técnico, passarão a ser publicados no site do governo federal.
Foram realizadas algumas alterações na legislação, de maneira a adequá-la à LGPD, assim como foi orientado anteriormente pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).
Registros sindicais
Sobre os registros dos sindicatos, o ministério destacou entre as edições que foram apresentadas aquela que passa a permitir que as entidades sindicais publiquem os seus editais de convocação em jornais de veiculação digital e, também, que as publicações em jornais de tiragem com abrangência nacional substituam a necessidade da publicação em cada uma das entidades federativas, quando se tratar de entidade de abrangência interestadual.
Também foi prevista a viabilização da possibilidade de que o estatuto social da entidade possa passar por uma substituição por Carta Sindical.

-
MEI2 dias atrás
Sou MEI, tenho direito ao seguro-desemprego?
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aposentadoria sem tédio: 12 jeitos de fazer dinheiro mesmo após os 60 anos
-
Finanças16 horas atrás
Qual a idade mínima e tempo de contribuição para se aposentar?
-
Economia2 dias atrás
Taxa Selic sem mistério: entenda de vez por que ela é tão importante
-
Curiosidades1 dia atrás
Como são as casas do bilionários? Veja as mansões de Gates, Zuckerberg, Bezos e Buffet
-
Empresas21 horas atrás
Temu supera Amazon e ocupa o 3º lugar entre os e-commerces mais visitados do Brasil
-
Tecnologia7 horas atrás
Se você usa ESTE modelo de iPhone, já está na hora de trocar
-
Finanças12 horas atrás
Descubra qual eletrodoméstico consome tanta energia quanto 65 geladeiras juntas