Finanças
Mudanças no FIES e no programa “Mais Médicos” podem ser uma excelente notícia para estudantes
Médicos com formação pelo FIES podem receber alguns benefícios e incentivos para participação no Programa Mais Médicos para o Brasil.
Na última segunda-feira(20), o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relançou o programa “Mais Médicos” para o Brasil, iniciativa federal para preencher as vagas no Sistema Único de Saúde (SUS). A intenção é expandir o número de profissionais atuantes no Brasil de 13 para 28 mil.
Para que esse crescimento seja possível, serão oferecidos alguns benefícios, visando a maior permanência dos médicos no programa. Algumas dessas condições, inclusive, serão oferecidas para profissionais com formação pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES).
FIES
Conforme mencionado por Lula no início do ano e confirmado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, o FIES deve passar por algumas mudanças.
O Fundo de Financiamento permite que estudantes façam seus cursos de graduação em instituições particulares, realizando o pagamento das mensalidades apenas após a conclusão do curso em questão, de modo a facilitar o acesso ao nível superior no Brasil, que pode ser muito custoso.
Benefícios do “Mais Médicos” para formados pelo FIES
O contrato de participação na iniciativa tem a duração de quatro anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. Só para o ano de 2023, o investimento previsto pelo governo federal é de R$ 712 milhões.
Com as mudanças propostas no programa, alguns benefícios serão oferecidos para que os médicos permaneçam por maiores períodos. Alguns desses benefícios são os que seguem:
- Médicos formados pelo FIES: um adicional de 40 a 80% do total de bolsas do período total em que esteve no programa, dependendo da vulnerabilidade do município. O benefício será pago em 4 parcelas: 10% por ano no decorrer dos três primeiros anos e 70% restantes ao completar o contrato.
- Complementar o valor da bolsa para as mulheres em licença-maternidade que estiverem recebendo o auxílio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
- Ofertas para especialização e mestrado;
- Incentivo para médicos do FIES residentes em Medicina da Família, com auxílio para quitação de dívidas derivadas do financiamento estudantil;
- Licença-paternidade de 20 dias, que antes não havia.

-
Tecnologia13 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Tecnologia10 horas atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Mundo21 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio2 dias atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Economia2 dias atrás
Fim dos apps de banco? Ex-presidente do BC fala sobre próxima revolução financeira