Saúde
Muito além do tofu: conheça os tipos de queijo chineses
Os chineses são conhecidos pela fabricação do tofu e por sua culinária quase sem a adição de leite. Conheça os queijos típicos desse país.
Conhecidos pela sua tradicional culinária, a China produz também diversos tipos diferentes de queijos. Conheça algumas dessas variedades e entenda um pouco mais sobre elas aqui.
Mundialmente conhecido, o tofu foi desenvolvido pelos os chineses há milhares de anos. Assim, ele ficou famoso como “queijo chinês” e fornece o equivalente de alguns nutrientes do queijo tradicional, como o cálcio.
Longe de serem “lactofóbicos” como antigos antropólogos ocidentais acreditavam e descreviam os povos da China, os chineses também produzem seu leite e, nos últimos anos, esses consumidores passaram a adotar inúmeros laticínios em sua dieta, e muitos deles estão sendo produzidos pela primeira vez no país.
O kurut é um exemplo de queijo chinês, na verdade, é o mais antigo da China. Trazido pelos nômades da Ásia Central, é feito da coalhada seca produzida do leite azedado naturalmente.
Feito de leitelho ou leite da fêmea de iaque, o chhurpi é considerado o queijo mais duro do mundo, feito principalmente pela minoria tibetana na China.
Já na fronteira com a Mongólia, o byaslag é feito de leite de vaca e não tem vida útil muito longa. Ele tem uma consistência parecida com a muçarela.
Já o eezgii tem uma aparência escura e uma consistência mais seca. Possui textura mais granulada e tem sabor levemente adocicado.
O rushan é produzido através da coagulação do leite de vaca com leitelho azedo ou suco de marmelo, que é ácido. Muito comum como comida de rua, espetado em palitos, pode ser polvilhado com açúcar.
Assim como o rushan, o rubing vem da província de Yunnan e o nome vem das fatias finas como costuma ser servido. É um queijo fresco e comumente produzido a partir do leite de cabras e ovelhas. Normalmente é encontrado em pratos salgados.
Produzido a partir do leite de búfala coalhado com vinagre, costuma ser moldado em pequenas bolas. Já foi considerado uma iguaria para altas classes e é consumido com arroz ou mingau de arroz.
Mais uma mostra da revolução recente na culinária chinesa é o cheese tea, chá comum com uma cobertura espumosa de cream cheese e uma pitada de sal. Comercializado como um lanche nutritivo, os pirulitos de queijo têm sabores de frutas e podem ser encontrados em diversos supermercados do país.
Com a abertura de mercado da China, produtos ocidentais vêm ganhando espaço no comércio e os queijos ocidentais também, como o beijing grey, um camembert cremoso e suave.

-
Tecnologia7 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo15 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos1 dia atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?
-
Economia2 dias atrás
Fim dos apps de banco? Ex-presidente do BC fala sobre próxima revolução financeira