Política
Mulher da Arábia Saudita recebe pena de 34 anos por se expressar no Twitter
Segundo as autoridades locais, ela tentou causar agitação pública e tentou desestabilizar a segurança civil e nacional.
Uma mulher da Arábia Saudita, mãe de dois filhos, chamada Salma al-Shehab, com 34 anos de idade, acabou recebendo uma condenação por ter utilizado o seu Twitter para poder expressar algumas palavras. Segundo as autoridades locais, ela tentou causar agitação pública e tentou desestabilizar a segurança civil e nacional.
A pena inicial dela foi estipulada em três anos de prisão, mas logo após um promotor do setor público ter solicitado uma revisão deste caso, a pena dela foi aumentada para tristes 34 anos de prisão.
Conforme o que foi publicado em um jornal britânico, chamado “The Guardian”, ela era estudante da Universidade de Leeds, na Inglaterra, e voltou à Arábia Saudita em dezembro de 2020, onde tinha como seu objetivo levar seus filhos e marido para o Reino Unido.
Enquanto ela estava em viagem ao seu país de origem, Salma acabou sendo interrogada pelas autoridades locais e infelizmente acabou sendo presa por conta do que aconteceu através do seu Twitter.
Segundos informações da Organização Saudita-europeia pelos Direitos Humanos (ESOHR, que seria a sigla utilizada em inglês), ela estava realizando algumas postagens que questionavam o direito sobre a guarda dos filhos relacionado a mulheres por conta de seus maridos, onde também acabou retuitando os posts que pediam que fossem libertos os defensores dos direitos humanos que estavam até então, presos.
Por fim, mesmo que a estudante tenha menos de 2 mil seguidores em seu Twitter e aproximadamente 150 seguidores em seu Instagram, as autoridades locais acabaram entendendo que ela estava praticando um crime categorizado como agitação pública.
Essa condenação que foi deferida contra a jovem acaba também gerando muita revolta em diversas entidades, incluindo a ESOHR.
-
Tecnologia2 dias atrás
O local perfeito para colocar o roteador de Wi-Fi em casa: veja qual é
-
Carreira1 dia atrás
CEO mais bem pago do Brasil recebe quase R$ 70 milhões por ano. Quem é ele?
-
Agronegócio2 dias atrás
‘Peido’ de vaca vira polêmica após Dinamarca anunciar nova taxa sobre emissões
-
Mundo1 dia atrás
Cruzeiro que dura 4 anos é um ‘refúgio’ em alto mar – mas o preço assusta
-
Tecnologia2 dias atrás
Se você não tem R$ 174 mil para comprar o robô da Tesla, a versão de 230 reais pode servir
-
Carreira2 dias atrás
Importante nome do Itaú deixa o banco após 27 anos
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Futuro do trabalho: profissões em declínio e oportunidades para 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Banco Central vai transformar Pix em cartão de crédito em 2025