Conecte-se conosco

Mundo

Mulher morre na França após comer sardinha em conserva

Caso não é único. Autoridades seguem investigando intoxicações.

Publicado

em

Uma mulher de 32 anos, cuja nacionalidade não foi identificada, faleceu após consumir sardinhas em um restaurante chamado Tchin Tchin Wine Bar, localizado em Bordeaux, na França. Segundo informações, o próprio dono do restaurante havia feito as sardinhas em conserva.

A causa da morte foi botulismo, e essa mulher não foi a única vítima, embora apenas seu caso tenha sido fatal.

Além dela, outras 12 pessoas estão em tratamento de emergência. Dentre elas, 5 estão utilizando respiradores. Há, também, um alemão, que está sendo tratado em seu país, para onde regressou. Como se esses casos não fossem suficientes, também há uma outra vítima realizando tratamento em Barcelona.

Segundo o médico, todas essas pessoas teriam jantado nesse mesmo restaurante em Bordeaux entre os dias 4 a 10 de setembro. Devido a tantos casos, testes continuam sendo feitos pelas autoridades no restaurante, e não é descartado o surgimento de mais casos de botulismo, que tem um período de incubação que pode levar até vários dias.

O que é o botulismo?

O botulismo é uma doença rara, mas grave, causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum.

Essa toxina é uma das substâncias mais tóxicas conhecidas pelo homem e pode causar paralisia muscular, incluindo os músculos responsáveis pela respiração, tornando o botulismo uma condição potencialmente letal.

Alimentos inadequadamente enlatados, conservas caseiras, vegetais mal lavados e mel não pasteurizado podem ser fontes de contaminação. E não é preciso consumir uma grande quantidade de alimentos contaminados para ser intoxicado.

Os sintomas do botulismo incluem fraqueza muscular, dificuldade para engolir, visão turva, boca seca, dificuldade respiratória e paralisia. A gravidade dos sintomas varia, mas o botulismo pode ser fatal se não for tratado rapidamente.

A boa notícia é que nem todos estão igualmente em risco de contrair botulismo. A maioria dos casos de botulismo alimentar está relacionada a alimentos inadequadamente processados ou conservados em condições que permitem o crescimento da bactéria C. botulinum e a produção de toxina.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS