Conecte-se conosco

Saúde

Segredo revelado: Líquidos de latas e conservas – Sabor ou perigo?

O óleo do atum e da sardinha, o soro do creme de leite e o líquido das conservas: será que eles são comestíveis ou podem fazer mal pra saúde?

Publicado

em

Você já se perguntou o que fazer com aquele óleo da lata de sardinha ou com o líquido que fica sobre o iogurte? Agora você irá descobrir se eles são comestíveis e como podem ser aproveitados.

A resposta é sim, eles são comestíveis. Esses líquidos são provenientes de alimentos enlatados ou embalados, como seleta de legumes, frutas em conserva, creme de leite e peixes enlatados. No entanto, é preciso estar atento a alguns detalhes.

Apesar de comestíveis, alguns desses líquidos devem ter seu consumo evitado devido às substâncias adicionadas a eles para ajudar a conservar os alimentos e prolongar sua vida útil.

Produtos enlatados são considerados processados, devido à adição de substâncias culinárias como sal e açúcar, além de conservantes e outras substâncias para tornar o item in natura mais durável ou com sabor mais agradável ao paladar.

Segundo Solange Schenfeld, nutricionista na UBS Vila Calú, gerenciada pelo Cejam (Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim”), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, o ideal é consumir itens in natura ou minimamente processados, ou seja, aqueles que sofreram o mínimo de alteração desde a colheita ou abate.

O soro do iogurte é um subproduto do processo de fermentação e é rico em proteínas, vitaminas, minerais e gorduras. O mesmo vale para o soro do creme de leite. A melhor maneira de utilizá-los é misturando o conteúdo da lata ou caixinha antes de preparar sua receita. O descarte apenas interfere na consistência da sua receita.

A calda das frutas em conserva também pode ser consumida, mas a restrição é para aqueles que precisam controlar o nível de açúcar no sangue, já que a calda possui um alto teor dessa substância.

Já o óleo nas latas de sardinha e atum é rico em nutrientes, como ômega-3, devido à migração dos mesmos durante o cozimento dos peixes. Se o peixe estiver contaminado por metais pesados, pode haver contaminação no óleo.

O consumo é saudável, mas a conserva de atum e sardinha em água geralmente é feita com salmoura, o que a torna rica em sódio. Por isso, pessoas com hipertensão devem evitar o consumo do líquido.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS