Conecte-se conosco

Automobilística

Multa pra quem andar com carro sujo é real? Entenda sobre o assunto!

Rodovias próximas ao município de Congonhas (MG) têm trânsito de caminhões que carregam minério. Entenda o que isso tem a ver com essa modalidade de multa.

Publicado

em

4 leis de trânsito que você pode não conhecer, mas geram multas

O medo que prevalece na vida de diversos motoristas é o de infringir alguma regra de trânsito e, por conseguinte, ter que pagar multas. Para aquelas pessoas que estão sempre atentas às modificações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é muito difícil que isso ocorra. No entanto, muitos desavisados podem cometer crimes e receber multas sem ao menos entender a razão da penalidade.

Nesse sentido, devido à falta de tempo na rotina exaustiva de trabalho, muitas pessoas acabam descuidando da limpeza dos seus veículos. Frente a isso, você acredita que existe a possibilidade de punição para as pessoas que transitam com o carro sujo? Pois é, o valor dessa multa é de R$ 130.

É importante dizer que essa regulamentação não se estende a todo território nacional. Essa decisão foi da prefeitura de Congonhas, município localizado na região do Alto Paraopeba, em Minas Gerais. O Decreto nº 6.094, do mês de dezembro de 2014, proíbe o tráfego de veículos que possam causar danos às pessoas e vias públicas devido à sujeira provocada pela deposição de resíduos de minério.

Durante o período de chuvas que acomete o estado todos os anos, existe uma maior probabilidade de os veículos ficarem sujos por causa da lama. Nesse sentido, os agentes da guarda municipal, responsáveis por autuar os condutores, deverão, além de aplicar a multa de R$ 130 ao condutor, registrar quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Essa infração foi criada pensando no fato de que o município de Congonhas está localizado nas margens da BR-040, que possui um volume alto de caminhões que levam minério para outros estados. Logo, as rodovias ficam sujas com esses rejeitos que podem causar grande dano tanto à saúde das pessoas quanto ao meio ambiente.

Frente a isso, quem possui contato direto com o minério e que vem de mineradoras deve ficar atento às condições do veículo e limpá-lo sempre que for necessário, para se adequar às regras da cidade e evitar esse prejuízo.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS