Conecte-se conosco

Automobilística

Multas agora são registradas em talonário eletrônico neste estado; Saiba mais

Ele é uma forma eficiente e precisa de registrar e gerenciar as multas, e oferece vantagens para as autoridades e para os cidadãos.

Publicado

em

Você sabe o que é talão ou talonário eletrônico? O talão eletrônico de multas é um sistema eletrônico que é utilizado para registrar e gerenciar as multas aplicadas pelos agentes de trânsito. Ele permite a emissão, o armazenamento e a transmissão de multas por meios eletrônicos.

De acordo com o Detran/RS, atualmente o estado do Rio Grande do Sul já tem 97% dos autos de infração registrados de forma eletrônica. São muitos os benefícios dessa tecnologia. Além da agilidade no preenchimento, o talonário eletrônico utilizado em um tablet ou celular reduz a possibilidade de erros.

O órgão lançou o talonário eletrônico de multas em junho de 2014. Assim, em abril de 2015, a Autarquia disponibilizou o sistema para os municípios conveniados e outros órgãos de fiscalização no Estado, como DAER e Brigada Militar.

Vantagens do talão eletrônico de multas

  • mais rapidez e eficiência na aplicação e notificação das multas;
  • redução de custos com impressão e distribuição de multas em papel;
  • maior precisão e transparência no registro e fiscalização das multas;
  • facilidade para os cidadãos que podem acessar as informações de multas que lhes foram aplicadas e realizar o pagamento ou recorrer da multa;
  • melhor gestão e rastreamento das multas e de possíveis fraudes.

Além disso, os sistemas eletrônicos podem estar integrados a outros sistemas de gestão, como sistemas de licenciamento de veículos e de registro de infrações de trânsito, o que possibilita uma gestão mais completa e eficaz das multas.

Funciona assim: ao incluir a informação da placa, o talonário eletrônico de multas “puxa” dos registros do Detran/RS os dados do veículo e do proprietário, assim como do condutor.

Dessa forma, é possível reduzir possíveis erros. De acordo com o Detran/RS, a previsão é que até o final de 2023, exista o registro de 100% dos autos de infração eletronicamente. Atualmente, somente dois municípios ainda não usam o sistema.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS