Conecte-se conosco

Empresas

Multiplan reporta lucro líquido de R$46,3 mi no 1º tri de 2021, queda de 73,9%

No acumulado de 12 meses – de março a março – o lucro líquido cresceu 49,6%

Publicado

em

BR Malls recebe proposta de fusão da Aliansce Sonae

A Multiplan reportou lucro líquido de R$ 46,3 milhões no primeiro trimestre de 2021, queda de 73,9% ante igual período do ano anterior, conforme relatório encaminhado ao mercado.

De acordo com o documento, no acumulado de 12 meses – de março a março – o lucro líquido cresceu 49,6%, indo a R$ 832,7 milhões.

No trimestre, o EBITDA foi de R$ 131,2 milhões, com margem de 49,3%, uma redução de 5.610 p.b. em relação ao mesmo período no ano anterior, principalmente em função das condições de aluguéis oferecidas aos lojistas, em virtude das suspensões temporárias e restrições operacionais.

Já o fluxo de caixa operacional (FFO) no primeiro trimestre de 20221 totalizou R$ 62,4 milhões, uma redução de 74,5% quando comparado a igual período de 2020, com margem de 23,5%.

Nos últimos 12 meses, o FFO alcançou R$ 864,4 milhões, com crescimento de 6,8%, beneficiado, principalmente, pela venda da Diamond Tower em julho de 2020.

Multiplan reporta lucro líquido de R$46,3 milhões no 1º tri de 2021, queda de 73,9%

Multiplan

A companhia justificou o resultado elencando que no período os shoppings operaram por 63% do horário regular, enquanto as vendas dos lojistas e receita de aluguel alcançaram, respectivamente, 72,3% e 82,2% dos resultados do primeiro trimestre de 20220.

Desde o dia 22 de abril, todos os shoppings da Multiplan estão abertos ao público e, na última semana de abril, o tempo de operação deve alcançar 77% do horário regular.

Renovação de mix com recorde de ABL locada

Mesmo com as restrições que impactaram a operação dos empreendimentos, incluindo o funcionamento por 63% do horário regular, as vendas dos lojistas foram equivalentes a 72,3% das vendas do 1T20, atingindo R$ 2,3 bilhões. Os shoppings das cidades do Rio de Janeiro e Maceió tiveram os melhores desempenhos de vendas, beneficiando-se do maior horário de operação no trimestre.

O VillageMall, no Rio de Janeiro, mais uma vez, superou as vendas do ano anterior, atingindo 103,4% no 1T21, beneficiando-se do desempenho das lojas de artigos de luxo. Na comparação do 1T21 com o 1T20, 15 shoppings tiveram percentual de vendas acima do percentual de horas em operação.

A receita de locação dos shoppings Multiplan representou 82,2% do 1T20, alcançando R$ 174,2 milhões no trimestre, principalmente em função das condições de aluguéis oferecidas aos lojistas.

Já a receita de locação total (soma dos shoppings e torres comerciais) foi de R$ 187,2 milhões no 1T21, o equivalente a 79,2% do 1T20.

Consumidores

Como observado no ano anterior, os consumidores voltaram a frequentar os shoppings após as reaberturas, reforçando a importância dos empreendimentos no seu cotidiano. A diferença entre vendas e horas em operação é mais um indicativo da força e solidez da Companhia quando se considera que nenhum shopping operou em seu horário regular, que fevereiro de 2021 teve um sábado a menos devido ao dia bissexto do ano passado e que feriados adicionais foram decretados em algumas cidades do Brasil, o que impactou negativamente os números de vendas ao longo do trimestre.

O portfólio de shopping centers da Multiplan apresentou uma taxa de ocupação média de 94,6% no 1T21, uma redução de 120 p.b. em relação ao 4T20. A redução é devida, principalmente, ao efeito sazonal de menores taxas de ocupação nos primeiros trimestres do ano, que, historicamente, são cerca de 0,35% abaixo da taxa registrada no quarto trimestre; e ao efeito pontual relacionado à saída recente de uma rede de lojas fast fashion do portfólio da Multiplan.

“Acompanhamos o movimento de vários lojistas em buscar shoppings mais qualificados. Locamos quase 100 lojas no trimestre, mais de 16 mil metros quadrados de ABL, um novo recorde. Desses locatários, mais de 60% já tinham lojas nos shoppings Multiplan. Isso mostra também a confiança dos lojistas na Companhia”, afirma Armando d’Almeida Neto, vice-presidente Financeiro e de Relações com Investidores da Multiplan.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS