Economia
Na Black Friday, como descobrir se a loja é de confiança?
Se você está tentando fugir de golpes na internet, saiba quais são as lojas mais confiáveis para compras na Black Friday.
O fim do ano está chegando, e com ele o momento mais aguardado para fazer compras. A Black Friday acontecerá no dia 25 de novembro e muitos brasileiros estão ansiosos pela data. Aliás, algumas lojas já se anteciparam e começaram a distribuir descontos aos clientes antes mesmo da chegada do dia no calendário.
A Black Friday faz parte dos costumes norte-americanos e chegou ao Brasil em 2010, trazendo um dia de novembro com muitos descontos nos produtos oferecidos em diversas categorias do mercado. Por ser um ótimo momento para as compras, muitos criminosos também se aproveitam para entrar em ação, o que pode fazer com que muita gente fique no prejuízo.
Se você quer descobrir como saber se a loja é confiável para se desviar dos golpes, aqui está a solução! Quando chegar o dia em que as promoções estarão bombando, preste bastante atenção aos sites que vão ingressar para fazer compras, pois a tentativa de golpe vem mascarada de uma boa loja, utilizando nomes de lojas grandes, por isso as pessoas se deixam levar.
Estas são as 4 dicas para descobrir se a loja é realmente segura
1. Confira se o nome da loja está na lista do Procon dos sites que não são recomendados
Existe uma lista do Procon que indica sites que não devem ser considerados e precisam ser evitados. Esses são sites que outros consumidores já reclamaram e não responderam a notificação enviada.
2. Preste atenção aos preços que estão sendo oferecidos
Os sites Zoom e Buscapé são ótimas referências para comparar os preços que estão sendo ofertados, possibilitando buscar pelo produto e verificar qual é a variação oferecida pelo mercado. Ou seja, se o valor for muito abaixo do que o esperado, pode ser que o site não seja confiável.
3. Faça uma pesquisa nas redes sociais
Verifique se a loja está presente no Instagram, Facebook e Twitter e, além disso, confira se os comentários nas redes sociais são positivos, se têm muitas reclamações e quais são as reclamações. Além disso, é possível conferir no site Reclame Aqui para saber se a loja é confiável.
4. Observe os dados da loja
Para conferir se o site é confiável, vá até o fim da página inicial e confira o endereço da empresa e o CNPJ. Esta é uma prática obrigatória, prevista por lei, para garantir que os clientes possam acessar os dados oferecidos pela loja on-line. Se o cadastro não puder ser encontrado no sistema, desconfie.

-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia23 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia21 horas atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR