Conecte-se conosco

Automobilística

Nada de receber multas injustamente! Se você acredita que houve falha no radar, saiba como proceder

Multas são aplicadas a quem comete infrações, como forma de penalidade. Mas o que fazer quando isso acontece injustamente?

Publicado

em

As multas de trânsito são uma penalidade aplicada aqueles que infringiram as leis de trânsito. Isso, para garantir a segurança de todos.

Radares, por sua vez, são utilizados para que a velocidade máxima de uma via seja respeitada. No entanto, o que fazer quando um radar o acusa injustamente?

Existem diversos relatos rondando a internet sobre radares que apresentam falhas e aplicam multas injustas aos motoristas.

Esses aparelhos, por mais que sejam muito eficazes, podem apresentar defeitos, devido à falta de calibração de seu sistema, nesse caso, causando transtorno aos motoristas.

As falhas apresentadas podem ser marcação errada da velocidade do veículo e também registros de autuação mesmo com os veículos estando dentro do limite de velocidade.

Casos de falha no radar

Imagine que você esteja dirigindo em uma via que a velocidade é de 50 km/h e que você está seguindo a 40 km/h e que, ao passar por um radar, esse registra a velocidade de 60 km/h e te aplica, assim, uma multa. O que fazer?

Um caso parecido aconteceu, em que o motorista grava um vídeo, que mostra que seu veículo está a 40 km/h, mas o radar registra que o carro está a 133 km/h.

Outro caso que aconteceu devido a falhas no radar foi quando um entregador de uma farmácia localizada em Alagoinhas, município próximo de Salvador, recebeu em apenas um dia 25 multas no mesmo radar. Esse erro o fez acumular uma dívida no valor de R$ 4 mil.

O entregador e diversos outros motoristas da região entraram com uma ação pra denunciar o fato. Esse caso foi parar na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) da Bahia.

Como proceder em situações como essas?

Se você se pegar, infelizmente, em uma situação onde o radar veio a estar com falhas, é preciso saber como proceder. Todos os radares fazem uso de sensores para aferir a velocidade, os quais devem ser regulados e aprovados pelo Inmetro.

Se o motorista suspeitar de uma falha no equipamento, é direito dele entrar com um pedido de recurso, após receber a autuação, porém, é necessário ter argumentos e provas que venham a comprovar que, de fato, o radar apresentava defeitos. Caso seja negado, ainda é possível recorrer a uma Jari (Junta Administrativa de Recursos de Infrações).

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS