Conecte-se conosco

Automobilística

Recebeu multa injusta devido à uma falha no radar? Saiba como se proteger

Você acredita que devido a uma falha no radar acabou sendo injustamente multado? Saiba como proceder para se proteger nessa situação.

Publicado

em

É importante entender que os radares são uma máquina e, como qualquer outra, podem apresentar defeitos, estarem defasados ou, até mesmo, mal calibrados. Por esse motivo, muitas vezes, vemos relatos na internet sobre motoristas que receberam multas injustamente.

Caso isso aconteça, é importante saber como se defender, caso você passe por essa situação desagradável como essa. Isso aconteceu com Jefferson Santos Barbosa, morador de Alagoinhas, Bahia, que trabalha como entregador em uma farmácia.

A situação em questão foi que Jefferson levou 25 multas em um só dia, o que resultou em uma dívida no valor de 4 mil reais. Ele não foi o único a reclamar, visto que, ao redor da cidade, outros equipamentos apresentaram um comportamento estranho e aplicaram multas de forma irregular. Esse caso acabou indo parar nas mãos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do estado.

Uma situação semelhante aconteceu com motoristas que circulavam pela BR-101 Sul, região metropolitana de Natal. Nessa situação, o condutor grava um vídeo, onde mostra que seu carro está a 40 km/h em uma via de 60 km/h. No entanto, ao passar pelo radar, foi marcado que o veículo estava a 133 km/h.

Por qual motivo isso acontece?

Os radares são um meio de registrar a velocidade e garantir que as regras de trânsito sejam respeitadas. Esses equipamentos de aferição aprovados pelo Inmetro devem ser regulados anualmente para garantir que, de fato, estão marcando a velocidade corretamente.

No entanto, muitas multas irregulares são distribuídas em todo o país, mais saiba que, receber uma autuação é direito de todo motorista entrar com um recurso. Para isso, é necessário observar a data e o horário que a infração foi registrada, assim como também a foto exibida e o modelo do radar utilizado.

A foto deve ser condizente com o que é apresentado na autuação, assim como o radar em questão deve estar aferido pelo Inmetro. Caso seja notado pelo condutor algo inconsistente na autuação, é possível entrar com o recurso junto ao órgão que foi responsável pela autuação.

Para entrar com o recurso, é necessário estar com uma cópia da autuação em mãos e também o auto de infração, ou algum documento que conste o número do auto e a placa. Caso o recurso seja negado, ainda é possível recorrer novamente junto a Jari (Juntas Administrativas de Recursos de Infrações).

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS