Economia
Não atrase o IPTU se você não quer lidar com estas consequências; Saiba quais
Atrasar o pagamento do IPTU pode trazer consequências. Se você não quer ter que lidar com elas, é melhor manter o pagamento do imposto em dia.
Atrasar o pagamento de qualquer conta pode trazer diversas consequências ruins, mas você sabe quais são aquelas para quem não paga o IPTU?
O IPTU é o Imposto Territorial Predial Urbano. Essa cobrança é feita individualmente, por cada município. Ou seja, se você reside em São Paulo, por exemplo, o pagamento deverá ser feito a esse mesmo município.
Dessa mesma forma, é o município onde o seu imóvel se localiza que vai aplicar as consequências de um não cumprimento do pagamento do imposto.
Quais são as consequências de pagar o IPTU com atraso?
As taxas de juros e de mora acontecem quando se atrasa o pagamento do imposto, porém elas variam de município para município.
Muitos municípios, com a intenção de incentivar o pagamento do imposto, mesmo que com atraso, isentam as taxas de juros para os contribuintes.
Então, é importante que você consulte a prefeitura de onde seu imóvel está localizado para saber mais sobre a quitação e pagamento da dívida.
O que acontece caso o devedor não pague o imposto?
Caso não seja efetuado o pagamento do IPTU, o município poderá entrar com medidas administrativas, e se o devedor persistir em não pagar, poderão ser tomadas medidas judiciais.
Após efetuar a notificação para o devedor, com a intenção de que ele pague sua dívida, a prefeitura poderá tomar o imóvel.
O devedor tem a opção de pagar o débito ou de chegar a um acordo para quitar essa dívida. No entanto, caso ele não chegue a esses acordos e se recuse a fazer o pagamento, isso poderá levar a uma série de consequências.
Uma das consequências em questão é ter o seu nome incluso no Cadastro Informativo Municipal (Cadin) e na Dívida Ativa.
Dessa forma, caso a pessoa ainda não efetue o pagamento, ela não terá mais acesso a certidão negativada, e com isso o imóvel em questão não poderá ser vendido pelo proprietário.
Outra medida que poderá ser tomada em caso de recusa de pagamento, mesmo com o nome incluso no Cadin, é levar o imóvel a leilão.
Esse tipo de medida é tomada por meios judiciais, e caso seja tomada, é possível que haja a penhora do imóvel, com o único fim de quitar a dívida e também os custos do processo judicial.
Caso o imóvel vá a leilão, ele poderá ser vendido a um valor abaixo do esperado, dessa maneira, o proprietário pode ser prejudicado. Portanto, é mais vantajoso pagar o imposto, mesmo que com atraso, do que deixar a situação chegar a níveis extremos.

-
Mundo7 horas atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Finanças24 horas atrás
Não fique calado! 5 direitos que todo consumidor deve saber para não ser enganado
-
Tecnologia1 dia atrás
Bradesco, Santander e BB confirmam adesão ao Origem Verificada, recurso antifraude da Anatel
-
Finanças2 dias atrás
Qual é a celebridade feminina mais rica dos EUA? Veja o top 10
-
Economia1 dia atrás
Quanto custaria o Motorola V3 nos dias de hoje?
-
Bancos10 horas atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Imposto de Renda - IRPF2 dias atrás
Governo vai alterar declaração de investimentos no IR; veja as medidas previstas
-
Empresas1 dia atrás
ChatGPT revoluciona reuniões empresariais com novas funções