Finanças
Não beba café antes de fazer compras; seu bolso agradece
Estudo encontra relação entre a bebida e o gasto desnecessário.
O café é uma das bebidas preferidas dos brasileiros, sendo comum começar o dia com um bom café preto ou saboreá-lo após o almoço.
Além de ser uma delícia, a cafeína presente no café é um dos estimulantes mais consumidos no mundo, encontrada também em chás, refrigerantes e energéticos.
Contudo, estudos recentes levantam um alerta: beber café antes de ir às compras pode nos levar a gastar mais do que o planejado.
Café: inimigo da economia?
Um estudo conduzido pela British Psychological Society (BPS) revelou que a cafeína pode influenciar nossos hábitos de consumo.
A pesquisa foi realizada em três lojas diferentes, onde cerca de 300 clientes receberam uma xícara de café expresso, café descafeinado ou água ao entrar nas lojas.
Os resultados foram surpreendentes: aqueles que consumiram café expresso gastaram, em média, 50% a mais do que os que tomaram bebidas descafeinadas ou água.
O que acontece durante essas compras? Os pesquisadores observaram que as pessoas que consumiram cafeína se sentiram mais animadas, e esse aumento na animação pode levar a decisões de compra mais impulsivas.
Elas não apenas gastaram mais, como também escolheram cerca de 30% mais itens do que os outros clientes, comprando produtos não essenciais, como velas perfumadas e fragrâncias.
Beber café pode estimular mais compras impulsivas e gasto desnecessário – Imagem: reprodução
Para entender melhor essa tendência, os pesquisadores realizaram um experimento em laboratório com 200 alunos, dividindo-os entre aqueles que consumiram café com cafeína e aqueles que optaram pelo descafeinado.
Mais uma vez, o resultado foi similar: os que tomaram bebidas cafeinadas escolheram mais itens de forma impulsiva, enquanto os que não ingeriram cafeína foram mais práticos e selecionaram produtos essenciais.
Embora a quantidade exata de cafeína que desencadeia tal comportamento impulsivo seja variável, basta uma dose relativamente baixa, entre 25 a 30 mg, para intensificar a sensação de animação.
Isso significa que várias bebidas energéticas e refrigerantes, que geralmente contêm alta quantidade de cafeína, podem impactar nossas decisões de compra.
Os pesquisadores ainda alertaram que os varejistas podem se beneficiar financeiramente dessa tendência, já que muitos consumidores provavelmente ingerem cafeína antes ou durante as compras, ampliando seus gastos.
Por isso, será que vale a pena consumir café antes de ir às compras? Compreender como a cafeína afeta nossa mente pode nos ajudar a fazer compras mais conscientes e evitar aqueles gastos desnecessários.
Portanto, da próxima vez que planejar uma ida ao shopping, talvez seja uma boa ideia deixar o café para depois e optar por uma bebida descafeinada ou mesmo por água. Assim, você consegue se manter focado e evitar compras por impulso!
*Com informações do jornal O Globo.
-
Tecnologia23 horas atrás
Não gostou do assistente? Saiba como tirar a Meta IA do seu WhatsApp
-
Finanças14 horas atrás
Arquiteta recebe PIX de R$ 10 mil por engano e tem atitude inacreditável
-
Economia1 dia atrás
Quanto faturam os maiores influenciadores do mundo? Forbes acaba de revelar
-
Política18 horas atrás
Disputa por terras desafia preservação em Jericoacoara, no Ceará
-
Agronegócio2 dias atrás
Sim, elas existem! Plantas ideais para aumentar a produtividade no trabalho
-
Finanças2 dias atrás
Cheque especial é um facilitador ou armadilha financeira?
-
Empresas2 dias atrás
Unicórnios individuais já são realidade e comprovam profecia de Sam Altman
-
Empresas2 dias atrás
Adeus, operadoras tradicionais! Nubank lança serviço de telefonia móvel