Economia
Não deixe de pagar o IPVA se não quiser passar por estas situações
Às vezes a renda fica apertada com tantas contas para quitar, no entanto, não deixe de pagar o IPVA para não ter que passar por isto!
O IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores e deve ser pago todos os anos por donos de veículos. O valor dele se baseia no preço de mercado do seu veículo e em uma alíquota que muda de acordo com o estado onde foi registrado o veículo em questão.
Da mesma forma que os estados são os responsáveis pelo valor da taxa, eles também podem oferecer descontos para os motoristas que optarem por pagar o imposto em uma taxa única.
Em São Paulo, por exemplo, caso o pagamento seja feito em uma única vez e durante o mês de janeiro, o proprietário do veículo poderá receber 3% de desconto no valor.
Além do pagamento à vista, também é possível escolher parcelar o pagamento do imposto em três até cinco parcelas. A consulta e o pagamento desse imposto poderá ser realizada a partir da primeira semana de janeiro do próximo ano, 2023.
O que acontece se o proprietário não pagar o IPVA?
Mas o que acontece se o proprietário deixa de pagar esse imposto? Caso o motorista não pague o IPVA, pode gerar situações desconfortáveis no futuro.
Uma delas é que começará a correr juros sobre o pagamento do imposto, com multa de 0,33% por dia. Porém, esta não é a única porcentagem aplicada a quem não pagar, pois serão aplicados também juros de mora, que acompanham a taxa Selic. Hoje, essa taxa é de 13,75%.
E ainda tem como a situação do motorista piorar! Isso porque, caso a multa fique atrasada por mais de 60 dias, ou seja, dois meses, ela será de 20% o valor do IPVA!
E no caso de o dono do veículo não pagar o imposto, a cobrança poderá ser feita por meio judicial. Dessa forma, quem irá cobrar é a Procuradoria Geral do Estado (PGE).
Além de todos esses juros e a cobrança ser feita de forma judicial, aqueles que não fizerem o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor serão impossibilitados de renovar o licenciamento do veículo.
E caso seja pego conduzindo o veículo com o licenciamento atrasado, o condutor deverá receber a penalidade mais pontos na carteira. Por fim, o veículo pode até mesmo ser apreendido e o nome do proprietário negativado devido à dívida ativa.
É por esse motivo que é importante organizar seu orçamento para cumprir com as suas obrigações e evitar que situações como essa venham a acontecer.

-
Mundo1 dia atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Bancos2 dias atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos1 dia atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Agronegócio2 dias atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Agronegócio9 horas atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Finanças16 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
Economia1 dia atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
MEI1 dia atrás
É MEI e ultrapassou o limite de faturamento? Aja rápido: saiba agora o que fazer