Conecte-se conosco

Agronegócio

Não é meleca! Conheça melaleuca e saiba como cultivar essa espécie

Rica em propriedades benéficas para a saúde, a melaleuca também pode ser utilizada como ornamento para o jardim.

Publicado

em

A melaleuca (Melaleuca armillaris) é uma árvore arbustiva de crescimento muito vigoroso. Suas folhas são pequenas “agulhas”, enquanto as flores se destacam por serem brancas e em forma de escovilhão.

Rústica e resistente, a espécie tolera muito bem a plena exposição solar, o calor e a salinidade, sendo uma ótima opção para a ornamentação de jardins.

Além disso, pode também ser cultivada em vasos grandes, desde que observadas condicionantes como o clima, a exposição ao sol, ao vento ou à salinidade.

O cultivo da planta, inclusive, pode se dar com o intuito de aproveitar suas propriedades benéficas, já que a melaleuca pode ser utilizada com diversas finalidades, como para prevenir a proliferação excessiva de fungos, ajudar na cicatrização de feridas ou servir como repelente natural, por exemplo.

Desse modo, se você tem especial interesse no plantio da espécie, aprenda as principais dicas de cultivo para não errar. Confira!

Cultivo

A melaleuca adapta-se a uma grande variedade de solos e situações. Contudo, é imprescindível que o local escolhido seja bem iluminado, com incidência de sol pleno durante a maioria do dia. 

Para o plantio, o recomendável é que se adquira uma muda já desenvolvida em um viveiro ou floricultura. Apesar de pouco exigente, plante sua melaleuca em solo bem drenável e faça regas regulares no início da sua implantação. Ao fim do primeiro ano, as regas já poderão ser mais espaçadas.

Se o cultivo se der diretamente no solo, proteja sua árvore de ventos fortes nos primeiros meses. Caso opte pelo plantio em vasos, escolha um grande que contenha orifícios para o escoamento de água. Plante sua muda, regue e adube com frequência.

Não tente mudar a melaleuca de lugar depois que ela já estiver firme e desenvolvida, já que elas não respondem bem ao transplante.

Como mencionado anteriormente, essa é uma espécie de crescimento rápido e vigoroso, por isso, podas são extremamente necessárias. Para manter a forma e dimensão sem perder o controle, deve ser podada três a quatro vezes por ano.

Ademais, para evitar que fique com troncos grossos e despida por baixo, deve ser podada regularmente desde pequena, o que se recomenda que seja feito com uma tesoura de poda afiada.  Com paciência e dedicação, logo você terá uma graciosa arvoreta em casa, cheia de vigor e energia. 

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS