Conecte-se conosco

Tecnologia

Não gaste nada! Veja como levar a nova antena parabólica para casa

Iniciativa governamental disponibiliza equipamentos de sinal digital para uma grande quantidade de brasileiros sem custo nenhum.

Publicado

em

Apesar de estarmos em plena era digital, na maior parte do território brasileiro o sinal utilizado ainda é de natureza analógica. Entretanto, essa situação pode mudar. Kits contendo antenas parabólicas devem possibilitar que em torno de 800 mil casas consigam atualizar suas transmissões.

O Governo Federal está oferecendo essa possibilidade de troca gratuitamente e o benefício atualmente está sendo disponibilizado para mais de 1.800 cidades. Mas, para ter acesso a ele antes, será preciso que os interessados cumpram a algumas regras básicas.

De acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), a transição de frequência não quer dizer que haverá uma implementação imediata do 5G. Afinal, o cronograma de instalação é de responsabilidade das operadoras e, portanto, as datas podem variar segundo a vontade das empresas.

“Todas as famílias que assistem TV por meio da parabólica tradicional precisam substituir seus equipamentos. É necessário substituir a antena parabólica tradicional por digital, que é menor e feita de chapa.”

Logo, também será preciso trocar o receptor, o pequeno aparelho instalado ao lado do televisor, por um modelo mais moderno que suporte o sinal da TV digital. Tal mudança proporcionará uma maior qualidade de imagem, sim, segundo os especialistas no assunto.

O kit oferecido pelo poder público contará com uma parabólica digital, um controle remoto a pilha, um receptor e também os cabos que deverão ser utilizados para realizar a devida conexão dos equipamentos com o televisor.

Como fazer a sua solicitação

Se você se interessou pela iniciativa e deseja solicitar o seu benefício, então é importante saber que, para ter acesso a isso, será necessário atender a alguns requisitos. Em primeiro lugar, o indivíduo precisa estar registrado no CadÚnico, o banco de dados mantido pelo governo, destinado a programas sociais.

Em segundo lugar, a pessoa precisa contar com uma parabólica convencional que já esteja funcionando. Hoje, existem 1.812 municípios brasileiros com acesso aos serviços de agendamento e instalação das antenas digitais gratuitas.

Por fim, quem está com o cadastro no CadÚnico em dia e já possui uma parabólica funcional, pode estar acessando o site do Siga Antenado e preencher seus dados. Uma vez tendo feito isso, é só clicar na alternativa “Programa de Distribuição de Kits” e finalizar o pedido para poder desfrutar de todas as vantagens da TV digital.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS