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Mercado de Trabalho

Não sabe o que colocar no currículo? Com a ‘fórmula’ do Google, os empregadores vão competir por você!

Os recrutadores do Google revelaram qual é o segredo para um currículo interessante. Aprenda como fazer o seu.

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Com o mercado de trabalho tão competitivo quanto está atualmente, um bom currículo é essencial para se destacar e conquistar aquela vaga tão desejada. Mas como fazer um currículo capaz de demonstrar todo o seu potencial e chamar a atenção dos recrutadores?

Como fazer um bom currículo

Uma boa ideia é seguir o padrão X-Y-Z do Google, que consiste em descrever suas realizações profissionais usando três elementos. Cada letra corresponde a uma finalidade, do modo que segue abaixo:

  • X = é o resultado obtido;
  • Y = como é possível justificar que o resultado foi um sucesso;
  • Z = como você conseguiu chegar até o resultado bem-sucedido.

Quem compartilhou essa dica foram os próprios recrutadores da gigante das pesquisas, que recebem milhões de currículos todos os anos e precisam procurar por destaques e informações relevantes. Assim, a “fórmula” Google é muito eficaz, pois se concentra nos resultados, não apenas em uma data e funções.

Inclusive, o Google também compartilhou outras dicas para quem deseja implementar o padrão X-Y-Z no currículo, tornando ainda mais específico e interessante para o possível contratante. Confira abaixo:

  • Seja claro e conciso: evite gírias e use verbos de ação fortes;
  • Use palavras-chave: pesquise e utilize palavras relevantes para o cargo que está se candidatando;
  • Seja específico: não se limite a dizer que “a produtividade foi maior”. Em vez disso, diga como calculou tal aumento e de quanto foi;
  • Use números e métricas: se você for capaz de quantificar suas conquistas, elas se tornam ainda mais impressionantes.

Experiências

Aqui, é importante esclarecer que nem todas as suas experiências anteriores precisam estar presentes no currículo. O ideal é que você escolha as mais relevantes para a data que você está se candidatando no momento, adequando o documento sempre que necessário.

No entanto, tão importante quanto as informações no papel, é preciso tirar alguns momentos para reflexão interna, sobre si mesmo. Assim, você é capaz de visualizar onde quer chegar profissionalmente. Veja alguns exemplos de perguntas a se fazer:

  • Minhas conquistas vieram por trabalho individual ou em equipe?
  • Qual é a minha melhor experiência de trabalho?
  • O que aprendi aqui tornou meu futuro profissional mais fácil?
  • Qual é a melhor equipe com quem trabalhei? Por quê?
  • Eu prefiro debater até encontrar a solução ou resolver problemas?

Essas são perguntas simples, mas, se forem respondidas com sinceridade, você conseguirá ilustrar o valor que teve em suas experiências profissionais e o que pode oferecer em uma nova função, se for contratado.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

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