Conecte-se conosco

Empresas

Não seja a próxima vítima: saiba como escapar dos golpes na Amazon

Confira dicas fáceis e úteis para se prevenir de fraudes enquanto realiza suas compras.

Publicado

em

A Amazon é uma das maiores empresas de vendas on-line atuantes no mercado atual, e a cada dia que passa mais pessoas estão comprando pela sua plataforma. Porém, tanta fama e reconhecimento também possuem o seu lado negativo: bandidos se aproveitam disto para lesar consumidores.

Existem diversos golpes cibernéticos praticados por quadrilhas especializadas, incluindo o roubo de dados pessoais, a instalação de malwares em dispositivos eletrônicos e até mesmo a invasão de contas ou clonagem de cartões de crédito do indivíduo. Portanto, é fundamental estar atento para evitar futuras dores de cabeça!

Quais são os principais golpes em nome da Amazon?

Não existe um modelo de golpe padrão, pois novas formas de lesar a clientela surgem conforme a tecnologia vai avançando. Entretanto, existem alguns em específico comumente utilizados pelos golpistas. Confira aqui quais são!

Falsa oferta de emprego

A pessoa recebe uma mensagem via WhatsApp e é informada de que a Amazon está contratando funcionários em regime de home office, ou seja, para trabalhar em casa. Geralmente, a vítima não conhece quem está fazendo o contato e a conversa se inicia do nada.

E-mail falso

Por meio de vazamentos de informações na dark web, os golpistas podem obter o seu endereço de e-mail e, então, começam a enviar mensagens avisando que a sua conta foi bloqueada e que, para liberá-la novamente, o cliente deve realizar o pagamento de uma determinada quantia.

Seguidamente, é oferecido um link no corpo do texto explicativo para que um arquivo em formato de PDF seja baixado, para que seja possível visualizar mais informações sobre a cobrança. Com isso, é possível instalar malwares no seu sistema, além de subtrair dados importantes.

Compra e revenda de produtos

Esse tipo de fraude costuma ser divulgada via WhatsApp ou por meio de anúncios falsos em sites. A conversa é sempre a mesma: prometem um período de trabalho mínimo com lucros exorbitantes, bem acima do que o mercado formal paga.

Assim, a pessoa acaba sendo iludida e comprando e revendendo itens oriundos de um site falso, pré-montado pelos bandidos. Porém, os ganhos prometidos nunca são repassados ou então ficam misteriosamente presos, o que faz com que a pessoa gaste ou trabalhe ainda mais e entre em uma espécie de ciclo vicioso.

Falsa confirmação de compra

O consumidor recebe diversas mensagens por SMS ou e-mail informando que uma compra foi feita na sua conta da Amazon. Logo, quem recebeu os recados entra em pânico achando que está sendo vítima de movimentações clandestinas e, então, acaba clicando nos links fornecidos pelos meliantes, expondo assim os seus dados.

Para evitar problemas desta natureza, é necessário estar atento a uma série de fatores. Em primeiro lugar, confira sempre a ortografia e a gramática dos textos para ver se a linguagem está conforme o protocolo adotado por uma empresa séria.

Logo, desconfie de e-mails com fontes estranhas e terminadas em caracteres especiais. Companhias oficiais quase sempre utilizam endereços terminando em .com.br. Evite também baixar arquivos de origem desconhecida, pois eles podem ser usados para infectar a sua máquina e extrair suas informações.

Finalizando, não acredite em ofertas de emprego muito generosas, pois sabemos que algumas condições são impraticáveis no mercado de trabalho. Além disso, cheque a URL dos sites: caso ela contenha números, símbolos especiais ou letras aleatórias, provavelmente a página é falsa!

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS