Tecnologia
Navegadores favoritos no Brasil: um ranking surpreendente
Posição de liderança ficou com um nome bastante conhecido no mercado tecnológico.
Os navegadores são basicamente recursos que conduzem os internautas para diversos pontos dentro da internet, sendo, portanto, ferramentas indispensáveis no cotidiano de quem utiliza a web para as mais diversas tarefas, sejam elas de trabalho ou de puro e simples lazer.
Logo, não é de se estranhar que existam várias opções, e cada uma conta com suas particularidades. Poder contar com um bom produto pode oferecer maior conforto, segurança e eficiência durante a navegação; então, é preciso escolher bem.
Segundo informações divulgadas recentemente pela “StatCounter“, a competição entre os gigantes tecnológicos está acirrada no Brasil, mas o Google Chrome ainda mantém a liderança tanto aqui quanto ao redor do mundo. No entanto, a disputa pela segunda posição é ferrenha.
Dessa forma, os dados que veremos mais para frente contemplam não só o nosso país, mas também outras localidades, de modo a termos uma melhor referência. Ademais, a coleta ocorreu entre janeiro de 2023 e o mesmo período de 2024, somando assim 12 meses.
Google Chrome domina, mas o segundo lugar no Brasil surpreende
Considerando todo o mercado de navegadores voltados para os mais distintos dispositivos (mobile, desktop, etc.), o Google Chrome detém 75,27% da preferência mundial dos internautas, sendo seguido pelo Safari, com 9,21%, e pelo Opera, com 4,69%.
Após eles, temos o Edge (4,01%), o Samsung Internet (2,51%) e, finalmente, o Firefox (2,44%). Enquanto isso, em terras brasileiras, os percentuais ficam um pouco diferentes, mas o navegador do Google continua reinando absoluto. Confira a lista:
- Chrome (72,37%)
- Opera (10,01%)
- Edge (8,75%)
- Firefox (5,23%)
- Safari (1,46%).
Globalmente falando, o nome que está liderando os rankings já citados possui uma participação de 64,62% no mercado, considerando a sua utilização em desktops nos meses em que o levantamento foi realizado, refletindo sua importância para um público bastante diversificado.
No Brasil, apesar de tal dominância ser ainda mais latente, em grande parte devido à compatibilidade do referido navegador com vários serviços, aplicações na web e uma interface amigável, o Opera também vem crescendo muito e pode se tornar uma força iminente no futuro.
Este produto foi idealizado por uma companhia da Noruega e possui 10,01% da preferência nacional entre quem usa desktop, ostentando assim a segunda posição no pódio dos líderes. Tal avanço significa muito, uma vez que sua presença em caráter mundial é de somente 3,86% atualmente.

-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho21 horas atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?