Economia
Negativado? Saiba se o 'Minha Casa Minha Vida' é uma opção para você
A inadimplência está se elevando no Brasil e, com isso, muitas pessoas ficam na dúvida se conseguirão ou não o financiamento mesmo com estando com o nome sujo.
A casa própria é o sonho de muitos brasileiros. Afinal, quem não quer um lar para chamar de seu? Isso sem falar que, a depender da pessoa, não compensa ficar pagando aluguel, por ser um dinheiro que não voltará mais. Dessa forma, o famoso programa governamental chamado Minha Casa, Minha Vida é a maneira mais fácil de conseguir isso.
Entretanto, muitas pessoas ainda possuem dúvidas relacionadas aos requisitos para estar participando dessa iniciativa. Por exemplo, a questão do nome sujo. Será que cidadãos negativados também conseguem ter acesso aos benefícios proporcionados pela modalidade? Descobriremos agora!
O que a Caixa considera?
A Caixa Econômica Federal é a principal instituição reguladora do Minha Casa, Minha Vida. Antes de aprovar qualquer financiamento, realiza uma análise minuciosa do perfil do requerente. Logo, segundo especialistas, o banco considera três determinados aspectos antes de decidir em definitivo. Conheceremos mais sobre cada um deles a seguir.
SPC e Serasa
Infelizmente, caso o indivíduo possua restrições na Serasa ou no SPC, o financiamento da casa própria não recebe a aprovação da Caixa. Lembrando que o mesmo vale caso o cônjuge da pessoa também esteja em uma situação semelhante, tratando-se de um casal.
Portanto, antes de mais nada, será necessário quitar as pendências para assim ter o nome retirado dos órgãos de proteção ao crédito. A compra será aprovada somente quando o solicitante e a esposa ou marido estiverem ambos com suas obrigações fiscais em dia com a União e demais instituições privadas.
Cadastro Nacional de Mutuários (CADMUT)
O CADMUT é um registro de informações referentes a contratos de financiamento habitacional inativos ou ativos, firmados no SFH (Sistema Financeiro da Habitação). Neste banco de dados também são gravadas informações sobre programas sociais do governo.
A consulta a esse sistema é feita porque o Minha Casa, Minha Vida determina que um cidadão participe somente uma vez do programa. Então, caso a pessoa já tenha feito parte, não poderá ingressar novamente. O mesmo vale para os imóveis já quitados.
Registrato do BACEN
Por fim, a Caixa também consulta o Registrato, que nada mais é que um recurso oferecido pelo Bacen (Banco Central do Brasil) e pode fornecer um relatório completo contendo informações financeiras de pessoas físicas e jurídicas.
Por meio dessa ferramenta é possível conferir dados referentes a contas correntes, dívidas, empréstimos e outras coisas mais. Esse tipo de consulta é de caráter decisivo antes que um determinado financiamento seja aprovado ou não.
Tal fato ocorre devido a uma regra que diz que a parcela não pode ser maior do que 30% da renda do comprador. Por isso, caso já exista alguma pendência que precisa ser paga, o valor que será disponibilizado para a aquisição de um imóvel é consequentemente menor.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp