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Nome caiu no SPC ou Serasa? Veja o que fazer quando se está negativado

Saiba como funciona o processo de negativação de uma pessoa e como isso implica de forma negativa no acesso às demais linhas de crédito.

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O consumidor cujo nome passa a figurar na lista de negativados encontra inúmeras dificuldades na hora de obter crédito, seja em um financiamento, cartão de crédito ou durante o simples fato de abrir um carnê em uma loja. Fica com o “nome sujo” quem atrasa o pagamento de uma dívida, deixando-a em aberto.

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Os chamados “órgãos de proteção ao crédito”, como o SPC e a Serasa, são os responsáveis por detectar uma pendência e vinculá-la junto ao CPF do cidadão. Em muitos casos, o simples fato de atrasar uma conta, por menor que ela seja, pode configurar em ato de inadimplência. Assim, o cliente passa a ter o nome incluído na lista de restrições.

Estar negativado ou com restrições no CPF são formas usadas para dizer que alguém está impossibilitado de conseguir crédito no mercado. Para evitar essa situação, algumas dicas importantes podem ajudar na manutenção do bem-estar financeiro, como:

  • pagar as contas em dia;
  • manter os dados atualizados nos órgãos de proteção ao crédito;
  • evitar parcelamentos;
  • quitar dívidas antecipadamente.

Como saber se estou negativado?

Cerca de 43% dos endividados no país não sabem exatamente o quanto devem, segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Por isso, é importante que os inadimplentes estejam cientes das suas dívidas para poder se organizar e quitá-las de forma mais eficiente.

A consulta ao CPF pode ser realizada através dos sites do SPC ou Serasa. As ações de verificação são 100% gratuitas.

Como retirar as restrições do meu nome?

Quem busca se ver livre das contas de uma vez por todas pode optar por renegociá-las junto às empresas ou ao próprio órgão de proteção ao crédito. É possível conseguir um maior prazo de pagamento e até mesmo redução da dívida em certos casos.

No entanto, ao firmar um acordo o consumidor deve estar ciente de que novos atrasos implicam em quebra de contrato, fator que pode prejudicar ainda mais a retomada das rédeas financeiras.

Assim que uma dívida é quitada, as empresas têm o prazo de 5 dias úteis para retirar o nome do consumidor dos órgãos de proteção e ele voltar a ter o nome limpo.

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